GestorCFC

Plano estratégico para autoescola: como fazer?

Plano estratégico para autoescola: como fazer?

Ter um plano estratégico para autoescola demonstra a preocupação com o futuro do negócio. Afinal, quando não se sabe onde quer chegar, fica difícil definir o melhor caminho. Acompanhe, nas próximas linhas, como traçar um plano estratégico para o seu CFC de maneira simples.


Atualizado em fevereiro 2018

Quando tomamos a decisão de traçar um planejamento estratégico para a empresa, devemos considerar três fases fundamentais:

  1. Qual é o propósito ou posicionamento que queremos atingir;
  2. Quais serão as metas a cumprir;
  3. Como se dará a execução e revisão dos passos.

Mas fique tranquilo a respeito dessa lista. Vamos ver juntos,a seguir, os detalhes de cada parte do seu plano estratégico para autoescola:

1.  O Propósito do Plano Estratégico para autoescola

proposito-do-plano-estrategico-para-autoescola

O propósito do planejamento estratégico para autoescola é o primeiro passo porque é, através dele, que conhecemos um posicionamento claro a respeito de onde a empresa quer chegar ou, o que se quer dela.

A partir da definição do propósito é que serão estabelecidos os objetivos e metas nos próximos passos. Seguindo a metodologia de planejamento, é preciso definir 3 itens principais:

  1. Missão: qual é o propósito da empresa?
  2. Visão: onde quer estar ou o que deseja alcançar no futuro?
  3. Valores: quais são os comportamentos desejados ou praticados pela organização?

Nesta fase, você pode simplificar e agregar os 3 itens em uma única frase, de modo que fique mais fácil para todos entenderem e nortearem o cotidiano da autoescola com base nela. Veja um exemplo:

“Formar condutores conscientes através da prestação de serviços com ética, responsabilidade e dignidade para um trânsito mais humano, educado e seguro.”

Agora vejamos o passo a passo do seu plano estratégico para autoescola:

1.1) Crie um planejamento participativo

Criar um planejamento participativo significa contar com a participação de toda a sua equipe. Assim, todos poderão trocar opiniões e estarão comprometidos com as suas decisões, além de mais dispostos a alcançar as metas definidas.

Caso o processo de reunir a equipe pareça muito complicado, você pode nomear uma pessoa ou mesmo uma equipe para cuidar do plano estratégico para seu CFC.

1.2) Eleja o diferencial da sua autoescola

Nesta etapa, são definidos os desafios que a equipe deverá vencer, ou seja, qual será o diferencial do CFC ou suas vantagens competitivas frente ao mercado. Para encontrar uma vantagem competitiva da sua autoescola, pense em algo que seja:

  • Raro (não são todos os concorrentes que fazem);
  • Valioso (faz o cliente ter desejo de fechar negócio);
  • Inédito
  • Insubstituível

1.3) Desafie-se!

De nada adianta criar um plano estratégico se for para manter seu negócio exatamente onde ele já está. Por isso, desafie sua autoescola e equipe a vencer desafios para estar sempre um passo à frente.

2. As metas do plano estratégico para autoescola

plano estrategico autoescola smart

Nesta fase, é hora de elaborar as metas e objetivos do plano estratégico para autoescola. Para começar, defina as áreas de interesse (financeiro, vendas, recursos humanos, etc) e os indicadores que devem ser alcançados.

Por exemplo: atingir um número “x” de vendas em determinado período ou, na área financeira, atingir o percentual “Y” de lucratividade. Para traçar melhor cada objetivo, vale a pena conhecer e aplicar o conceito da ferramenta SMART:

  • S = Specific (específico): seja específico no que deseja atingir;
  • M = Mensurable (mensurável): obtenha indicadores que permitam medir os resultados;
  • A = Attainable (atingível): não adianta ter uma meta maior do que o negócio é capaz de atingir
  • R = Relevant (relevante): os objetivos devem ser relevantes e estar alinhados com a realidade da empresa
  • T = Time-Bound (tangível/tempo): determine o tempo para iniciar e terminar cada ação

Exemplo: uma empresa cria o plano estratégico para aumentar o faturamento anual em 12%. Seguindo a ferramenta SMART, podemos dizer que a meta é:

  • Específica: aumentar o faturamento
  • Mensurável: 12%
  • Atingível: sim, levando em conta que já cresce a 10% ao ano e, portanto, pode chegar aos 12%
  • Relevante: 12% irá representar um crescimento maior do que nos últimos 3 anos
  • Tangível/Tempo: a meta começou em janeiro deste ano e termina em janeiro do ano que vem

3.      Execução do plano estratégico para autoescola

executar-plano-estrategico-autoescola-CFC

Este é o último passo do planejamento estratégico e é onde começa a execução de tudo o que foi planejado para que os objetivos se concretizem.

Um dos métodos mais importantes para o controle de ações no planejamento estratégico é utilizar a metodologia 5W2H. Parece complicado? Então veja o que significa cada item desta metodologia na prática:

  1. What (o quê): Aqui, se define a tarefa a ser executada ou problema a solucionar?
  2. Why (por quê): Qual o sentido ou vantagem de executar a tarefa?
  3. Who (quem): Quem fica responsável pela realização da tarefa?
  4. When (quando): Qual o período de tempo (início e fim) para realizar a tarefa?
  5. Where (onde): Qual o local onde a tarefa será realizada?
  6. How (como): Como a ação será executada?
  7. How Much (quanto): Haverá custo para realizar a tarefa?

É claro que você pode escolher apenas as perguntas mais importantes para preencher e, assim, não precisa responder a todas elas. Com o tempo, você pode ir se ajustando.

Depois da execução do plano estratégico para autoescola, ainda é preciso revisar as ações tomadas. Afinal, nem tudo o que é planejado segue 100% os rumos que gostaríamos no prazo definido ou dentro do orçamento estipulado.

Algumas vezes, também, a realidade da empresa pode mudar de uma hora pra outra e é preciso adequar o plano estratégico rapidamente. Por isso é tão importante revisar as metas e ações periodicamente.

Leitura relacionada: Por que ter um Planejamento Estratégico Pedagógico no seu CFC

A frequência de revisões do plano estratégico para autoescola varia de acordo com cada empresa, por isso algumas optam pela revisão semanal, mensal ou trimestral.

Seguindo uma metodologia eficiente e tendo disciplina, não há dúvidas que sua autoescola seguirá por um caminho muito mais seguro e com melhores perspectivas para o futuro.

 

E você, já fez o plano estratégico do seu CFC? Quais metodologias tem usado? Comente e compartilhe suas experiências conosco!

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Este post tem 5 comentários

  1. bom conteudo. espero q consiga colocar em prática.

    1. Olá, Franzé.
      Acreditamos que você e sua equipe conseguem. Vale a pena tentar.
      Bom trabalho e sucesso!
      Abraços.

  2. Muito bom. Vou me organizar e aplica.

    1. Olá, Macedo.
      Bom trabalho e sucesso!
      Grande abraço da equipe GestorCFC.

Comentários estão bloqueados.

Fechar Menu
GestorCFC