Você sabe qual o diferencial de ter um Planejamento Estratégico Pedagógico no seu CFC?

Se considerarmos que uma autoescola é um centro de aprendizagem muito importante para formar bons condutores, ter um Plano Pedagógico pode fazer a diferença no mercado. Vamos descobrir porque!

Vantagens do Planejamento Estratégico Pedagógico

Contar com um Planejamento Estratégico Pedagógico no seu CFC traz inúmeras vantagens competitivas, a começar pela marca da responsabilidade social que a sua empresa poderá passar aos clientes e alunos.

Isso significa que a sua autoescola esta comprometida com a formação de condutores bem treinados e que respeitam lições de ética e cidadania.

O  Planejamento Estratégico Pedagógico nos CFC’s coloca toda a equipe a trabalhar em conjunto para seguir metas claras, em prol de objetivos educacionais e organizacionais, tornando-se uma referência positiva no mercado.

Uma forma diferente de transmitir conhecimentos

Uma forma diferente de transmitir conhecimentos

Especialistas costumam dizer que grande parte das autoescolas ainda oferecem um serviço majoritariamente burocrático aos alunos.

Este serviço inclui a entrada e saída rápida de alunos com a CNH em mãos, mesmo que ainda não se sintam prontos para enfrentar as dificuldades e perigos do nosso trânsito.

Contar com um Planejamento Estratégico Pedagógico significa, neste ponto, um comprometimento com a marca pedagógica que a autoescola oferece, abrangendo mais do que a simples transmissão de conhecimento.

Assim, o aluno em formação ganha autonomia para interagir com as informações passadas pelo instrutor, pensando de forma crítica a respeito do que está aprendendo e construindo o seu próprio processo de construção de aprendizagem.

O Planejamento Pedagógico do CFC prioriza o alinhamento de objetivos pedagógicos e organizacionais, mobilizando toda a equipe em torno da qualidade do ensino.

O preço deixa de ser decisivo na escolha da autoescola

O preço deixa de ser decisivo na escolha da autoescola

É comum que se ouça falar que o aluno se preocupa apenas com o preço e busca a autoescola mais barata para tirar a habilitação. Também, que este se recusa a comprar mais aulas enquanto ainda não se sente pronto para fazer o teste prático. Porém, o que o aluno mais quer é, de fato, aprender a dirigir.

Quando este tipo de consumidor descobre que existe uma autoescola que se propõe a formá-lo de verdade para encarar o trânsito, este CFC ganha destaque e o preço não será mais um critério decisivo de escolha.

Como criar um Planejamento Estratégico Pedagógico para Autoescola

Como criar um Planejamento Estratégico Pedagógico para CFC

Para começar, é preciso fazer o diagnóstico do cenário interno e externo do seu CFC, reconhecendo pontos fortes e fracos, as oportunidades de mercado e as ameaças para as quais deve estar preparado.

Criar uma pesquisa para saber a opinião dos alunos é uma excelente estratégia, já que eles podem indicar sugestões de melhoria.

Uma pesquisa também pode ser aplicada entre os instrutores e colaboradores, o que provavelmente revelará situações que passam despercebidas em meio ao cotidiano agitado de um CFC. Neste ponto, será possível descobrir qualquer problema que esteja afetando a forma como o ensino está sendo passado ao aluno.

PDCA: o Ciclo do Processo de Melhorias

PDCA: o Ciclo do Processo de Melhorias

Você pode utilizar uma ferramenta de gestão organizacional denominada Ciclo do Processo de Melhorias PDCA, onde:

  • P = Plan (planejar);
  • D = Do (fazer);
  • C = Check (checar a realidade);
  • A = Action (agir para melhorar)

Para criar o planejamento estratégico pedagógico é preciso levar em conta a cultura organizacional da autoescola, as diretrizes da empresa e analisar como rever o plano pedagógico se necessário, valorizando uma aprendizagem significativa do aluno.

Preparar a definição de missão, visão e valores do CFC também faz a diferença para o cliente que, logo na primeira visita, já pode perceber o compromisso que a empresa tem de se apresentar como uma escola de aprendizagem.

Dentre as vantagens do Planejamento Estratégico Pedagógico para CFC está alcançar a liderança e se destacar no mercado como uma empresa comprometida com a aprendizagem significativa dos alunos, tornando-se uma referência positiva e um nome a ser lembrado imediatamente quando se fala em autoescola.

Baixe o Modelo de Plano Pedagógico para Autoescola

doc-pngNo link abaixo, você pode fazer o download gratuito de um modelo de planejamento pedagógico para dar os primeiros passos. O arquivo está no formato Word, pra que você possa salvar no seu computador e fazer alterações, certo?

 Baixar Modelo de Planejamento Pedagógico para Autoescola/CFC ]

 

.

E o seu CFC, já tem um Planejamento Estratégico Pedagógico? Você também acredita na importância dele? Comente e deixe sua opinião! 

Este post tem 2 comentários

  1. Maria de Fatima Santos Maciel

    EXCELENTE MATERIAL DE ESTUDO PARA INSTRUTOR DE CFC.

    1. GestorCFC

      Que bom que você gostou do artigo, Maria de Fátima!
      Em breve publicaremos outros posts sobre esse assunto. 😉
      Obrigado pela visita e comentário.
      Abraços da Equipe GestorCFC!

Comentários encerrados.