Se você se preocupa em encontrar uma fórmula para sua autoescola crescer, talvez já tenha passado por ela… Mas tudo bem, o mercado vive em constante mudança e isso pode deixar qualquer empreendedor um tanto aflito por não conseguir captar tudo o que gostaria.
Pra começar, não há outro jeito: tudo se transforma, o tempo todo. Mesmo que a gente não queira participar de uma coisa ou outra, a evolução vai continuar seguindo sua trajetória. Já que empreender é uma “aventura que precisa dar certo”, que tal encararmos isso com resiliência e ações estratégicas?
Resiliência é a mesma coisa que flexibilidade?
Provavelmente você já ouviu falar no termo “resiliência”. Pode parecer uma palavra da moda e muita gente ainda não entendeu muito bem o significado dela. Então, vamos lá:
“Resiliência é a capacidade de adaptar-se às mudanças, conseguir lidar com um problema ou dificuldade e sair mais forte no final. É a famosa arte de dar a volta por cima”.
Durante muito tempo, o termo que mais se ouvia falar no mundo dos negócios era “flexibilidade”. Ter flexibilidade era tudo. Essa era a competência básica para qualquer empreendedor se adaptar à revolução da economia, lá por volta dos anos 80.
Mas quando o novo milênio chegou, trouxe com ele a necessidade de uma abordagem mais avançada para encarar seus desafios. Nesse contexto é que surgiu a importância da resiliência. Tanto, que hoje ela é a competência básica para empresas, governos e pessoas se adaptarem com rapidez às mudanças nesses novos cenários.
Se você quer ver sua autoescola crescer, não apenas em quantidade de alunos ou pelo tamanho da frota, mas pela credibilidade na sua região, vai precisar se adaptar aos desafios do mercado de hoje. A sua resiliência pode fazer toda a diferença nesse processo.
Ser resiliente não significa que você aceita o problema e depois se contenta com isso. Uma pessoa resiliente é aquela que supera o problema mais rapidamente. Se for preciso, ela encontra outros caminhos pra chegar onde quer.
As pessoas com resiliência questionam seus objetivos e procuram um significado para o que fazem. Quando se vêem diante de situações complicadas, que dificultam seus planos, buscam novos caminhos para atingir seus propósitos.
As coisas mudam muito mais rápido agora
Um exemplo disso? A tecnologia agora está em todo lugar. As pessoas não tem mais tempo a perder. Elas tem a necessidade de que tudo seja rápido e prático. O mais lento que você conhece, simplesmente “voa”.
Quando a internet fica lenta, nós ficamos ansiosos. Se o computador demora pra realizar a ação solicitada por um clique, perdemos a paciência. Se precisamos realizar mais de duas tentativas de contato com um fornecedor, já achamos que ele está ultrapassado. Verdade ou não?
Diariamente vemos noticias sobre o uso da automação em grandes empresas. Com isso, muitos profissionais aderindo aos novos conceitos e se especializando para não serem “descartados” de suas atuais funções.
Por outro lado, infelizmente muitos ainda estão criando barreiras para encarar novos aprendizados. Isso ocorre, principalmente, pela dificuldade de se adaptar, já que realizaram aquela função por tantos anos que a mudança os obriga a sair da zona de conforto.
Logo de início essas mudanças do mercado podem gerar medo, desconforto e insegurança. Mais uma vez, aqui entra a importância da resiliência, que por sinal é uma competência que pode ser aprendida, ou seja, ninguém precisa nascer com ela.
É pior quando se espera ‘esperando’
Nos últimos tempos, percebemos que a grande dificuldade de muitos empresários esta sendo essa: a velocidade com que as coisas estão mudando. Muitos gostariam de ver sua autoescola crescer, mas alguns ainda resistem um bom tempo antes de encarar as mudanças que o mercado vem exigindo.
O grande problema de resistir é perder o tempo de agir. Vemos casos de empreendedores que esperam as novas leis, esperam o momento ideal, esperam por qualquer motivo e adiam a tomada de decisões que precisavam ser feitas com rapidez. Enquanto isso, não raras vezes o concorrente saiu na frente.
O que acontece depois é que o trabalho pra recuperar o tempo perdido se torna maior e mais exigente. Afinal, o outro já saiu na frente e está angariando o que poderia ser dele. É como esperar pra colher uma fruta madura até que ela acabe caindo do pé.
Ações estratégicas para sua autoescola crescer
Você está tendo resiliência e agindo de forma estratégica para aproveitar essa situação para se destacar da concorrência e trazer mais clientes? Ou ainda está esperando o aluno descobrir o seu CFC e vir até você pessoalmente?
Aqui no Blog do GestorCFC, nós já publicamos diversos artigos sobre como se destacar da concorrência para fazer sua autoescola crescer utilizando ferramentas da tecnologia, que são bem simples de implementar e começar a usar.
Exemplos disso são o Aplicativo do Aluno para seus alunos se conectarem de onde estiverem e o SiteCFC, que é o site que dá visibilidade para sua autoescola na internet e te ajuda a vender mais. Mas tem outra novidade: o Aplicativo do Instrutor, que facilita a vida desse profissional tão importante.
Além de acompanhar todas as mudanças do mercado, é preciso ter jogo de cintura. E mais do que isso: preparar sua equipe para que todos pensem da mesma forma e busquem evoluir junto com você.
Muitos colaboradores tem receio de que a tecnologia tire seu lugar na empresa, que sejam demitidos com a chegada de tantos recursos. O que não é verdade, pois ela vem para somar, para agilizar processos e facilitar a rotina deles. Além disso, o contato humano e a excelência na experiência oferecida aos alunos jamais poderão ser substituídos pelo computador.
Seus colaboradores mais atualizados, que tem espírito empreendedor, se interessam pela empresa e estão atentos em relação ao mercado sempre irão se destacar. Eles não precisam temer a tecnologia jamais e podem ser seus maiores aliados no crescimento do negócio.
E então, que tal descobrir mais sobre a resiliência para renovar o ânimo e a vontade de fazer sua autoescola vencer todos os desafios deste milênio? Conte conosco!
Quer saber o que o GestorCFC oferece em inovação e tecnologia? Entre em contato com nossa equipe! Estaremos à disposição para ajudar e tirar todas as suas dúvidas.
Até a próxima!