GestorCFC

Como melhorar minha autoescola?

Como melhorar minha autoescola?

O período de festas passou, o calendário mudou e, nesta primeira semana do ano, muitos gestores começam a pensar em algo comum: “como melhorar minha autoescola”? Você também está pensando nisso? Veja algumas dicas para ajudar no seu planejamento.

Se você está começando a planejar o ano do seu CFC, isto é um ótimo sinal. Significa que sua visão empreendedora está aí, firme e forte, chamando para encarar mais um ano com otimismo para vencer desafios e fazer sua autoescola crescer.

Apesar de se tratar de um segmento diferenciado, a administração de um autoescola tem as mesmas necessidades comuns a todas as empresas. E, para conquistar um futuro melhor, o planejamento é uma delas.

Como melhorar minha autoescola?

Já que estamos falando de planejamento, vamos focar na pergunta mais comum da semana nos CFCs: “como melhorar minha autoescola?” e destacar estratégias de gestão que vão aprimorar os resultados do seu CFC:

1. Fazer o controle mensal da frota

Fazer o controle mensal da frota

Para começar, é preciso saber como andam os investimentos na frota do seu CFC e os resultados que você tem conseguido alcançar. Quais veículos tem dado mais lucro e quais deles tem visitado a oficina com mais frequência? Você sabe como calcular o Retorno sobre Investimento da sua frota?

Com informações precisas em mãos, você vai descobrir gargalos e poderá planejar os custos com manutenções preventivas de forma mais eficiente, evitando veículos parados por problemas que aparecem de surpresa. Assim, você poderá garantir um controle de despesas mais efetivo e evitará perda de dinheiro.

Saiba mais no artigo: Como fazer o controle mensal das despesas da frota do seu CFC

2. Economizar nos custos com horas extras

Se o seu CFC vem recebendo mais alunos do que a capacidade de atendimento dos instrutores, é normal que os custos com horas extras também aumentem até que você consiga organizar e aumentar sua equipe.

O problema é quando as horas extras estão acontecendo por pura falta de controle da agenda dos instrutores. Se isto acontecer com frequência, seu caixa pode entrar em apuros em pouquíssimo tempo. Afinal, se os recursos que saem do caixa são maiores do que os valores que entram, significa que o seu lucro foi embora.

No artigo “5 dicas para evitar problemas com horas extras em sua autoescola” falamos sobre este assunto de forma mais detalhada.

Ter um controle da agenda dos instrutores é fundamental para fazer seu CFC crescer com eficiência. Por isso, esta é uma atitude importante para melhorar a autoescola.

3. Ter um controle financeiro eficiente

Ter um controle financeiro eficiente

Você sabe o quanto é importante estar de olho nos números da sua empresa. Afinal, se o setor financeiro do CFC não estiver em dia, fica difícil fazer com que os outros setores funcionem bem.

O primeiro passo para ter um controle financeiro eficiente é cuidar bem do fluxo de caixa, controlando as entradas e saídas de dinheiro, evitando erros banais, desvios ou fraudes.

Se você quer descobrir uma maneira simples de fazer o fechamento de caixa, confira o artigo: 4 passos de como fazer o fechamento de caixa no seu CFC

Analisar os indicadores de desempenho, sabendo quanto a empresa costuma faturar em determinados meses também lhe dará uma boa perspectiva do que vem pela frente, ajudando você a determinar a melhor hora de investir no seu CFC.

Leia também: Fluxo de Caixa e DRE: saiba se o seu CFC está na direção certa

4. Investir nas pessoas

Ter colaboradores engajados e comprometidos é fundamental para fazer qualquer negócio crescer. Cuidar da contratação dos profissionais e garantir que os melhores se mantenham motivados, vai fazer a diferença frente a sua concorrência.

Um profissional determinante para o sucesso do seu CFC é o instrutor de trânsito. Capacitar os instrutores vai garantir melhores índices de aprovação dos alunos e mais clientes para a sua autoescola.

Se você precisa melhorar a experiência com seus instrutores, poderá gostar deste artigo: Instrutor de autoescola – como contratar e manter um profissional decente?

5. Investir em tecnologia

Investir em tecnologia

Hoje em dia é praticamente impossível deixar de investir em tecnologia. O seu CFC precisa de equipamentos e sistemas até para comprovar a presença dos alunos e marcar as provas.

E, já que estamos a “meio caminho andado”, fica mais fácil aproveitar os mesmos equipamentos para agilizar os controles e tornar a gestão da autoescola bem mais simples.

Investir em um sistema para autoescola é algo muito simples e acessível. Isso vai ajudar você a ganhar tempo para olhar seu negócio de perto, ao invés de perder horas e horas fazendo cálculos em planilhas ou no papel, criando escalas de trabalho dos instrutores e tentando encontrar erros no caixa.

Veja 8 coisas que um sistema para autoescola deve fazer pelo seu CFC

Se você ainda não tem um sistema para CFC ou, se já utiliza um mas quer conhecer outras opções, descubra mais sobre o GestorCFC, uma ferramenta poderosa, simples de usar e feita sob medida para ajudar você a melhorar a gestão do seu CFC, seja qual for o tamanho da sua autoescola.

E então, está pronto para começar o ano com o pé direito? Comente o que achou das dicas e se o seu CFC já está preparado para fazer um ano incrível!

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Fechar Menu
GestorCFC