Para ter um Centro de Formação de Condutores de sucesso é preciso ter uma equipe dedicada e competente. Mas como fazer isso? Gerir um time de funcionários é sempre uma tarefa complicada, mas existem dicas que te ajudarão a ter sucesso nessa função. Confira a seguir.

Deixe claro o que espera de cada um

Boa parte das suas expectativas frustradas com funcionários seria resolvida se você deixasse claro exatamente o que espera de cada membro do seu time. Instruções que não sejam bem claras levarão a interpretações que podem ser diferentes das que você presumia.

Você pode e deve esperar um certo grau de iniciativa dos seus funcionários, mas deve aprender a delegar e confiar em sua equipe. Porém, se alguém não está fazendo suas tarefas dentro do esperado, será necessária uma conversa.

Explique o que deseja, mostre como a atividade deve ser feita e qual é o objetivo em realizá-la dessa maneira. Você se surpreenderá com o ganho de eficiência de seus funcionários se você for claro com eles sobre o que espera.

Aprenda a elogiar e criticar nas horas certas

A partir do momento em que você conseguiu ser efetivo em suas instruções, deve aprender também a cobrar. Caso o que pediu não tenha sido feito de modo correto, você deve falar com sua equipe. Dê uma chance para que apresentem melhora. Caso o problema persista por falta de conhecimento do seu funcionário, treine-o e veja se atenderá suas expectativas. Se o problema for por negligência, você deve buscar um substituto.

Se criticar e cobrar é importante, elogiar nos momentos em que um funcionário se destacar também é. Não deixe boas atitudes passarem em branco. Dê espaço para que seus funcionários tenham iniciativa e criem boas soluções para o dia a dia do seu CFC e saiba elogiar quando fizerem algo positivo. Especialmente se forem além do que você pediu.

Invista em treinamentos

Invista em treinamentos

Treinamento é fundamental para o bom funcionamento do seu CFC. A começar pela equipe de instrutores. Além de todos os requisitos que eles devem cumprir para se qualificar para o trabalho, é interessante fornecer palestras com a intenção de capacitá-los ainda mais e reciclar algumas práticas, quando for necessário.

É de igual importância que eles conheçam os valores de seu CFC e a maneira que você espera que os alunos sejam tratados.

A sua equipe de escritório também precisará, eventualmente, de treinamento. Caso você utilize algum software de administração em seu CFC, mantenha um site que requeira atualização periódica ou se necessitar que seus funcionários possuam conhecimentos em algum aplicativo, talvez seja necessário capacitá-los.

Quanto melhor for o treinamento que você oferecer a seu time, melhor será o trabalho que eles desempenharão.

Conheça sua equipe, o seu time

Sua equipe – assim como cada um dos funcionários individualmente – sempre terá pontos fracos e fortes, e você precisa conhecer com detalhes cada um deles. Sabendo exatamente no que cada um é bom, torna-se mais fácil delegar tarefas individuais e grupais. O trabalho será mais bem feito e o seu time ficará mais satisfeito.

Além de conhecer os pontos fracos e fortes dos seus funcionários, você precisa conhecer os seus. Não se esqueça que você também faz parte da equipe e deve saber quais são as tarefas as quais pode melhorar seu desempenho.

E aí, o que achou de nossas dicas? Tem mais alguma sugestão para melhorar o gerenciamento de equipes em CFCs? Deixe seu comentário!

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