GestorCFC

Fluxo de Caixa e DRE: saiba se o seu CFC está na direção certa

Fluxo de Caixa e DRE: saiba se o seu CFC está na direção certa

O Fluxo de Caixa e a DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) são o que chamamos de demonstrações financeiras: documentos que mostram detalhes de como a empresa ganha e gasta o seu dinheiro. Com eles,é possível saber se o seu CFC está indo na direção certa. Entenda as diferenças entre eles e veja como usá-los para garantir uma gestão financeira excelente.

Fluxo de Caixa e DRE: o que são (e para o que servem)

Os termos encontrados no Fluxo de Caixa e na DRE são tão semelhantes, que até pode parecer que se tratam de nomes diferentes para explicar as mesmas coisas. Mas não é verdade.

O Fluxo de Caixa traz detalhes sobre as entradas e saídas de dinheiro do seu CFC, enquanto que a DRE mostra um mapa periódico de tudo isso, só que sob uma visão bem mais profunda.  Em resumo: estas duas ferramentas da gestão financeira se completam e auxiliam você a saber exatamente como vai a saúde da sua empresa.

As vendas são importantes para que o dinheiro entre em caixa, mas o fluxo demonstra a relação entre as receitas e o lucro líquido. Com ele, é possível saber se a empresa vai conseguir pagar as contas em determinado período.

O Balanço Patrimonial, a DRE e o Fluxo de Caixa são as 3 ferramentas chave para analisar como anda a saúde financeira do seu CFC.

Detalhes sobre Fluxo de Caixa

Neste demonstrativo, são lançados os movimentos de entrada e saída de dinheiro ao longo do tempo de atividade da empresa. Em particular, se relata tudo sobre a saída de dinheiro para cumprir as atividades operacionais, de financiamento e de investimento.

Também são descritos no Fluxo de Caixa as origens dos fundos recebidos e para onde eles foram, tudo isso comparando os saldos de abertura e fechamento, além da conferência de documentos e comprovantes.

Leia também: 5 Passos para Melhorar o Fluxo de Caixa do seu CFC

Detalhes sobre DRE

No Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é onde você analisa a sustentabilidade financeira do seu CFC.

Com esta ferramenta, é possível identificar os lucros ou a quantidade de entrada de dinheiro acima do esperado para que a receita dure mais em determinados períodos.

Analisando os detalhes da DRE, você pode identificar a adequação dos preços praticados nas vendas (percentual de lucro bruto) e da suficiência dos lucros em relação ao investimento (retorno sobre investimento).

A DRE compara o resultado da gestão do CFC, analisando dados contábeis e financeiros em períodos semanais, mensais ou anuais.

Leia também: 3 Erros que as Autoescolas Cometem no Controle de Fluxo de Caixa

Diferenças entre Fluxo de Caixa e DRE

Diferenças entre Fluxo de Caixa e DRE

A diferença principal entre os dois demonstrativos é que o Fluxo de Caixa leva em conta apenas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, enquanto a DRE inclui, também, as amortizações e depreciações para indicar os resultados do exercício. Estes gastos são incorporados nas operações da empresa, coisa que o Fluxo de Caixa, por si só, não especifica.

Além de indicar a viabilidade do negócio, o Demonstrativo de Resultados também ajuda a definir o momento em que a empresa irá atingir o equilíbrio. Ou seja, indica quantas vendas de um determinado produto ou serviço serão necessárias para cobrir os custos da operação, as despesas fixas e variáveis.

Este ponto, também conhecido pelo termo financeiro “breakevenpoint” é aquele em que a empresa passa a ganhar dinheiro suficiente para equilibrar o capital investido.

O Fluxo de Caixa, por sua vez, indica a situação financeira da empresa no seu dia a dia. Em termos gerais, é aquele valor que aparece na sua conta bancária e a previsão de quanto deverá entrar ou sair nos próximos dias.

É através dele que a sua equipe financeira controla as contas a pagar e a receber. Também é onde se avalia quanto de dinheiro será preciso reservar para cobrir as despesas no futuro.

Como saber se o seu CFC está na direção certa?

Como saber se o seu CFC está na direção certa?

O objetivo principal das demonstrações financeiras é indicar dados adequados para que os gestores tomem decisões corretas, tanto internamente, quanto externamente. Através deles é possível prever, com antecedência, o futuro financeiro e descobrir se será preciso buscar aporte de recursos ou cortar despesas.

Cada tipo de documento oferece informações exclusivas e acessíveis para ajudar você a escolher as melhores opções sobre seus recursos e agir com eficiência para manter o seu CFC sempre na direção do crescimento.

Além de todas as ferramentas poderosas que você já conhece, dentro do sistema GestorCFC você tem acesso a um controle financeiro inteligente e simples de usar, que permite emitir estes e outros relatórios importantes para que a sua gestão seja sempre impecável. Se precisar de ajuda com qualquer ferramenta, nossa equipe de suporte está atenta e preparada para lhe atender.

.

E você, tem conseguido extrair o máximo das informações do seu Fluxo de Caixa e DRE? Tem alguma dúvida sobre eles? Comente e conte com a gente!

 

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Fechar Menu
GestorCFC