GestorCFC

Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) da frota do CFC

Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) da frota do CFC

A gestão de frota da autoescola precisa ser eficaz para ajudar na tomada de decisões acertadas e no planejamento de novas estratégias para o negócio.

Assim, controlar os indicadores do seu CFC é fundamental – e um deles é o ROI (em português, significa retorno sobre investimento). Veja como calcular o ROI dos veículos da sua autoescola.

O que é o ROI

Uma das características da gestão de frota eficiente é o controle permanente dos indicadores de cada processo. Através desse acompanhamento, é possível compreender os resultados das atividades e direcionar melhor o planejamento estratégico do negócio e as otimizações que precisam ser implementadas.

Então, para começar, vamos entender melhor o que é o ROI:

O ROI é uma sigla em inglês (Return on Investment) que define um Indicador Financeiro, usado para calcular o retorno que determinado investimento traz para a empresa em um certo período de tempo.

Esse retorno pode ser positivo, quando gera lucro ou negativo, quando o valor que foi investido não é recuperado. O cálculo do ROI também influencia nos Resultados do Exercício.

Como calcular o ROI

Em termos simples, para calcular o ROI (retorno sobre investimento) é preciso pegar o valor que a empresa ganhou com o investimento feito e subtrair do valor investido. O resultado deste cálculo deve ser dividido pelo total do investimento inicial.

Parece complicado? Vamos simplificar: veja a fórmula:

ROI = (ganhos obtidos – valor inicial investido) / valor inicial investido x 100

Só que o retorno sobre investimento da frota da autoescola não se aplica somente no cálculo do valor  investido em um bem físico, como um carro novo. Há outros fatores a considerar, incluindo fatores humanos como treinamento e planejamento de manutenções preventivas.

Citando um exemplo: o cálculo do ROI ajuda a compreender se o investimento em treinamento para instrutores e colaboradores trouxe bons resultados para o CFC, já que isso resulta em economias decorrentes de boas práticas. Ou seja, todo investimento que traz resultados, fazem parte do cálculo do ROI.

Como calcular o ROI da frota da autoescola

Como calcular o ROI da frota da autoescola

Fazer o cálculo do ROI da frota do CFC é essencial para que os gestores consigam identificar os benefícios dos investimentos aplicados no setor.  Então, vejamos algumas variáveis a considerar no cálculo:

  • Capital Humano (treinamentos, capacitação dos funcionários);
  • Desperdícios (com combustível, com acidentes ou manutenções corretivas, etc);
  • Tempo de Ociosidade (o custo do veículo parado na oficina, por exemplo);
  • Outros custos decorrentes das operações diárias

A partir disso, vai ser possível descobrir todas as reduções (ou economia) que o investimento proporcionou. Isso inclui a redução de custos gerados pela ociosidade, a diminuição dos gastos com combustível, a reposição de peças em manutenções que não estavam previstas, etc.

Quando se trata do planejamento das rotas dos veículos do seu CFC, você pode calcular o ROI somando todos os valores economizados com redução de consumo de combustível, desperdício de tempo e troca de pneus.

Para calcular o ROI, some todos os valores reduzidos ou os rendimentos obtidos e, do valor resultante, diminua do valor que investiu para implementar a rotina. Veja o exemplo:

  • A = Investimento: R$ 1.000
  • B = Economia obtida: R$ 1.200
  • ROI (retorno sobre investimento): (B-A) / A = (1.200 – 1.000) / 1.000 = 200 / 1.000 = 0,2 x 100 =  20%

Esta é uma fórmula simplificada de calcular o retorno sobre investimento da frota do seu CFC. E, como você percebeu, existem diferentes variáveis para encontrar o resultado final.

Veja também: Como fazer o controle mensal das despesas da frota no seu CFC

Se você já utiliza um software de gestão para autoescola, tem em mãos uma ferramenta que calcula, analisa e cria relatórios usando os dados que mais interessam na sua gestão. Aproveite esta funcionalidade do sistema e coloque sua frota no rumo certo dos lucros, com diminuição sensível dos custos operacionais.

Agora, se você ainda não conta com um sistema integrado, descubra o GestorCFC. Uma ferramenta poderosa, simples de usar e com custo acessível, aprovada por centenas de autoescolas em todo o Brasil.

.

E você, já calculou o ROI da sua frota este ano? Comente! Deixe suas duvidas ou compartilhe suas experiências com a gente.

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Fechar Menu
GestorCFC