GestorCFC

5 dicas de gestão para melhorar a autoescola

5 dicas de gestão para melhorar a autoescola

Muitos gestores querem melhorar a autoescola e descobrir novas oportunidades de crescimento para se manter saudável e atuante no mercado. Por isso, selecionamos 5 dicas de gestão que vão ajudar você a descobrir se está indo no rumo certo.

Atualizado em fevereiro 2018

O brasileiro está nos primeiros lugares da lista dos povos mais empreendedores e criativos do mundo, com aptidão para resolver problemas complexos e encontrar saídas para situações das mais difíceis. Porém, quando o assunto é gestão, infelizmente nós ainda não somos exemplo para ninguém.

O brasileiro comum costuma perder boas ideias e vários negócios no meio do caminho porque se informa pouco, não aproveita treinamentos e não costuma ser muito disciplinado.

Gerenciar uma empresa no dia a dia não é uma tarefa fácil. São inúmeros entraves a resolver, como: burocracia, impostos, finanças, recursos humanos, processos, treinamentos e muito mais. Ufa!

Mas pesar das particularidades do ramo, toda autoescola tem os mesmos compromissos básicos que qualquer outro tipo de negócio.

5 dicas de gestão para melhorar a autoescola

Diante de tudo isso que você leu acima, vem a dúvida: como gerenciar uma autoescola da melhor forma possível?

Nas próximas linhas, listamos 5 dicas de gestão para melhorar a autoescola que costumam ser as mais importantes para, pelo menos, trilhar o caminho dos empreendedores de sucesso. Veja:

1. Tenha uma boa equipe

ter-boa-equipe-melhorar-a-autoescola

Montar uma boa equipe de colaboradores é fundamental, já que é impossível tocar um negócio com as pessoas erradas.

Mesmo que a sua primeira inclinação seja contratar amigos e familiares, é preciso ter certeza de que eles estão aptos para cada função ou, no mínimo, dispostos a aprender cada vez mais e trabalhar em conjunto para melhorar a autoescolafazer o negócio crescer.

A melhor opção, de imediato, é procurar perfis que tenham a ver com características do cargo a ser ocupado.

Caso o dinheiro para investir em pessoal esteja curto, é possível contratar estagiários que, com o tempo e o cotidiano exercendo as funções da sua autoescola, poderão futuramente ser efetivados pelo ótimo desempenho.

Veja também: Engajamento: como aproveitar melhor os talentos que sua autoescola já tem

2. Controle as finanças

melhorar-finanças-autoescola

Dentre as dicas de gestão para melhorar a autoescola mais importantes (pra qualquer empreendedor), é uma prioridade ter um bom controle das finanças do seu CFC.

Pra começar, evite a perigosa armadilha de misturar as finanças pessoais com as finanças da autoescola. Ainda é comum nas pequenas empresas, principalmente, que o dinheiro do caixa seja usado para cobrir contas pessoais. Da mesma forma que muitos gestores ainda se desfaçam do patrimônio para cobrir despesas das empresas.

Qualquer das duas situações acima está errada. Por isso, defina um pró labore para cada sócio e jamais retire um centavo da empresa para cobrir despesas pessoais.

Leitura relacionada: Veja como definir o Pro Labore dos sócios do seu CFC

Também fique de olho nos indicadores financeiros do seu CFC para saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

Assim, poderá agir em tempo e criar estratégias de gestão que evitem o erro de queimar seu patrimônio para salvar um negócio que não estava indo bem.

Lembre-se: a empresa deve ser capaz de faturar o bastante para cumprir suas próprias obrigações e ainda lhe dar lucro.

Leitura relacionada:

3. Prepare-se para liderar

liderar-equipe-autoescola

Um bom gestor deve reunir qualidades e habilidades que precisam ser atualizadas constantemente, pois o mercado muda com muito mais rapidez hoje em dia do que mudava num passado não muito distante.

Se você é um gestor comprometido com o crescimento dos negócios e deseja melhorar a autoescola que dirige, estará sempre investindo no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Não há como gerenciar bem uma empresa sem a devida preparação.

Por isso, é recomendável fazer cursos de negociação e vendas, de motivação de equipes, participar de reuniões, seminários e de treinamentos técnicos que influenciam no dia a dia do seu CFC.

Mesmo que o seu CFC seja de pequeno porte, mesmo que você seja quase “um exército de uma pessoa só”, a sua preparação para uma boa gestão é fundamental para ter sucesso.

4. Faça o marketing da autoescola

marketing-da-autoescola

Se você vem acompanhando os artigos aqui do Blog do GestorCFC, sabe que pode encontrar periodicamente novas dicas para fazer o marketing da sua autoescola.

Fazer o marketing não é coisa apenas das grandes empresas. Pelo contrário! Mesmo que o fluxo de caixa esteja baixo em determinados períodos, hoje em dia, com a internet e as redes sociais, é possível alcançar seus potenciais clientes com custo quase zero.

Já falamos sobre cortar despesas neste artigo. Mas deixamos claro (no item 2) que o que não pode ser cortado é o marketing do seu CFC. Afinal, quem não e visto não é lembrado. Por isso, defina um orçamento mensal para esta tarefa e continue atraindo novos clientes.

Se sua autoescola ainda não tem um site, nós podemos ajudar com isso também. Além do sistema para autoescola GestorCFC, oferecemos um método completo que vai ajudar você a ter mais sucesso no seu CFC. Entre em contato e solicite detalhes sobre o SiteCFC e o AplicativoCFC.

Leitura relacionada:

5. Livre-se da papelada e agilize a gestão com um software para autoescola

melhorar-autoescola-com-sistema-de-gestao

Antes de mais nada, informatize a sua autoescola e veja a diferença que esse investimento vai proporcionar para você e toda a sua equipe. Ou seja, informatizar os processos diários vai melhorar a autoescola como um todo.

A tecnologia surgiu pra ficar nas nossas vidas e na gestão dos negócios. Pense consigo mesmo: hoje em dia, quantas empresas você conhece que ainda conseguem sobreviver sem um sistema de controle de vendas, para emissão de notas fiscais, folha de pagamento e gestão de frota, por exemplo?

Controle tudo o que puder com um software de gestão para autoescolas que seja completo, confiável, estável e seguro. Com ele, você tem em mãos informações atualizadas em tempo real sobre fluxo de caixa, custos, despesas, lucro da autoescola, controle e diminuição de horas extras desnecessárias e muito  mais.

Leitura relacionada:

Além de melhorar a autoescola como um todo, você só tem a ganhar em termos de agilidade, competitividade no mercado, confiança dos clientes e a conquista de novos alunos quando a gestão do seu CFC está totalmente informatizada.

E então, o que achou destas 5 dicas de gestão para melhorar a autoescola? Tem mais alguma que gostaria de mencionar? Comente! Queremos conhecer suas ideias sobre o assunto.

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Este post tem 6 comentários

  1. Bom dia Flavio,

    Você esta no caminho certo, munir com informações os clientes é uma grande sacada.

    1. Obrigado, Sabino.
      Sucesso ao CFC Efapi!
      Abraços de toda equipe GestorCFC.

  2. Muito boa as dicas.

    1. Olá, Kleidson.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Desejamos sucesso pra você e sua equipe.
      Abraços!

  3. Sou diretor Geral recente de um cfc ,gostaria de algumas dica para ajudar no crescimento da empreza. obs;

    cfc B

    1. Olá, Alfredo!
      Aqui no blog, você vai encontrar dicas de gestão financeira, de frota, recursos humanos, vendas e planejamento.
      Fique à vontade para navegar pelas categorias e, se precisar de mais ajuda, entre em contato com a gente.
      Abraços e obrigado pela visita!

Comentários estão bloqueados.

Fechar Menu
GestorCFC