Pequenas e médias empresas de todo o país se veem constantemente envolvidas em problemas contábeis e dificuldades que poderiam ser evitadas simplesmente “separando o joio do trigo”. Para o pequeno empresário, muitas vezes as contas de casa e as da empresa estão em uma mesma pilha – esse é um erro que precisa ser corrigido o quanto antes. Saiba como reverter este hábito na gestão financeira do CFC.

Por que não misturar as contas pessoais com as contas da autoescola?

O caixa da empresa é uma conta importante – com ele o empresário deve honrar despesas imediatas, como materiais para escritório, água de bebedouros, reembolsos pequenos a funcionários, taxas de cartórios, dentre outras. Do mesmo modo, o saldo em conta bancária serve ao propósito de cobrir necessidades para o giro dos negócios ao longo do mês.

Todas as vezes em que você mistura uma conta pessoal nesse bolo, o caixa real da empresa diminui. Contabilmente, sua empresa pode ter problemas para comprovar essas despesas. No dia a dia, pode faltar algum dinheiro aqui e ali, ou você pode estar incorrendo no pagamento desnecessário de juros de cheque especial e outras linhas de cobertura de crédito.

Do mesmo modo, pagar contas da empresa do próprio bolso pode fazer com que prejuízos deixem de aparecer e que você tenha uma ideia errada a respeito da verdadeira posição de seu caixa e seu fluxo de entradas e saídas. Enfim, estes hábitos corriqueiros atrapalham a gestão financeira do CFC.

 

Como evitar esse hábito na gestão financeira do CFC?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a prática de misturar as contas pessoais com as contas da empresa pode gerar problemas. Mas, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a deixar de lado esse velho costume:

1. Não envie faturas pessoais para seu endereço comercial e vice-versa

Sem boletos e faturas suas chegando ao escritório pelo correio, as probabilidades de que você mesmo ou algum de seus colaboradores coloque-as junto com as contas da empresa diminui. Do mesmo modo, sem as contas da empresa em casa, você “resistirá” à tentação de liquidá-las por conta própria.

2. Tenha contas correntes e aplicações totalmente separadas

Conta pessoal e conta empresarial não se misturam. Hoje em dia, os bancos oferecem toda a gama de serviços para os dois tipos de correntista, então não há porque misturar a gestão financeira da autoescola com as contas de casa. É claro que muitos empresários se sentem tentados a usar limites mais relevantes de contas empresariais para viagens e gastos pessoais, mas a prática pode transformar seu caixa em um poço sem fundo.

3. Efetue retiradas programadas e anote-as sempre

Tente fazer o menor número possível de retiradas de lucro por mês. A cada nova retirada, as chances de “trocar as bolas” se tornam maiores, principalmente no final de cada mês, quando seu bolso está mais vazio e o caixa da empresa geralmente mais cheio.

4. Utilize softwares de controle de gestão

Além de facilitar a vida de seus colaboradores, dos contadores e também otimizar várias rotinas de sua empresa, o software de gestão para autoescola  permite que você identifique despesas pessoais no bolo de contas pagas pela empresa.

Evitar esse emaranhado de contas continua sendo a melhor política, mas caso você não resista, pode depois recobrar as informações acompanhando os relatórios de gestão financeira do seu CFC.

 

E você, já teve dificuldades e tomou bronca de seu contador por misturar as contas de casa com as despesas da empresa?

site cfc

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples de usar, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca