GestorCFC

5 motivos para fazer a manutenção preventiva da frota do seu CFC

5 motivos para fazer a manutenção preventiva da frota do seu CFC

Apesar de ainda ser pouco levada em conta, a manutenção preventiva é tão importante quanto qualquer outra.

Afinal, mesmo que tivéssemos os melhores condutores do mundo na direção, fatores externos como a má conservação das vias públicas acabam desgastando peças importantes para o bom desempenho dos veículos.

Quer se precaver e economizar? Então veja 5 motivos para fazer a manutenção preventiva dos veículos do seu CFC.

Por que fazer a manutenção preventiva da frota do seu CFC?

Realizar regulagens e ajustes periódicos nos veículos são ações da manutenção preventiva e isso faz toda a diferença no faturamento gerado por cada veículo no final do mês.

Com esse tipo de manutenção, você evita que um carro, moto ou veículo de grande porte (como ônibus e caminhões para treinamento) acabe “quebrando” e fique parado na oficina.

A manutenção preventiva da frota da autoescola melhora a conservação dos veículos e evita problemas maiores, como o aumento de gastos quando é preciso corrigir vários itens de uma vez só.

Quais serviços envolvem a manutenção preventiva

Quais serviços envolvem a manutenção preventiva

A manutenção preventiva envolve serviços como:

  • Revisão da parte elétrica e mecânica dos veículos
  • Troca de óleo
  • Lavagens
  • Lubrificação
  • Troca ou revisão de itens e equipamentos

Com um bom controle de frota, sua autoescola poderá se programar para fazer este tipo de manutenção de forma programada, sem que isso comprometa o atendimento.

E além disso, poderá evitar gastos maiores, já que uma peça funcionando mal, pode afetar outras quando não agimos em tempo hábil.

Veja também: Como fazer o controle mensal das despesas da frota do seu CFC

Motivos para fazer a manutenção preventiva

Por que fazer a manutenção preventiva?

Executar a manutenção preventiva da frota da autoescola otimiza os custos com a gestão, já que garante uma vida útil mais longa para os veículos.

Também reduz as horas ociosas e melhora o fluxo de caixa, pois a frota é uma de suas principais ferramentas de trabalho.

Veja, a seguir, 5 motivos para fazer a manutenção preventiva dos veículos seu CFC, de acordo com as dicas de especialistas em controle de frota:

Motivo 1 – Economia e melhor desempenho dos veículos

Alguns componentes como velas de ignição e filtro de ar ou óleo podem elevar consideravelmente o consumo de combustível se não estiverem funcionando adequadamente. Com todas as peças trabalhando perfeitamente, o desempenho de rodagem e a economia de combustível fazem diferença no caixa da empresa.

Motivo 2 – Vida útil mais longa

Na manutenção preventiva, é possível verificar a hora certa de trocar alguma peça ou fazer a troca de óleo, por exemplo. Assim, o motor ‘agradece’ e o veiculo, como um todo, dura mais.

Motivo 3 – Redução do tempo ocioso

Quando é preciso deixar o veículo na oficina por mais tempo para consertar vários problemas acumulados, o tempo que ele deixa de trabalhar é maior. A manutenção preventiva é, como o próprio nome sugere, uma “prevenção” contra perda de dinheiro com veículos parados.

Motivo 4 – Mais segurança para alunos e instrutores

Nem é preciso falarmos muito sobre importância deste motivo, afinal, é o nome da sua autoescola que presente está nas ruas, sendo representado pela qualidade e segurança dos seus veículos.

Motivo 5 – Melhor controle da frota

Quando a empresa costuma fazer a manutenção preventiva, fica claro que os gestores tem em mãos todos os dados a respeito dos veículos. Isso inclui até relatórios sobre troca e numeração de pneus, despesas com lavagens e troca de óleo, dentre outros serviços.

Este controle evita falhas e desvios, garantindo muito mais tranquilidade para a sua gestão e um controle financeiro eficaz.

É possível identificar e resolver problemas que podem causar um desgaste maior de peças e também descobrir  quais são os principais focos de gastos, encontrando soluções preventivas que ajudem a minimizar essas ocorrências.

Veja também: Como calcular o Retorno sobre Investimento da frota do seu CFC

Apesar de alguns gestores ainda acreditarem que a manutenção preventiva eleva os custos com a frota, podemos observar que ocorre justamente o contrário, já que é por meio deste tipo de manutenção que se obtém mais eficiência e redução de custos.

E você? Já sabia o quanto a manutenção preventiva ajuda no controle de custos da frota? Sua autoescola já vem adotando esta prática? Conte-nos sua opinião sobre o assunto nos comentários!

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Fechar Menu
GestorCFC