Nestes tempos em que encher o tanque do carro pode sair mais caro do que o churrasco do final de semana, todas as dicas para economizar são bem-vindas.

Ainda mais quando estamos falando da frota de uma autoescola, que precisa sair rodando todos os dias, faça chuva ou faça sol. Então, vale a pena usar alguns “truques” do bem para abastecer os veículos e evitar perdas. Acompanhe!

Então o barril do petróleo subiu de preço, depois baixou pela metade e não se viu qualquer diferença nos postos de combustível. Mas, sem que a gente precise discutir todas as normas e tendências do mercado, já deu pra perceber que é preciso encontrar formas de economizar e fazer o nosso dinheiro render mais.

O que causa maior gasto de combustível?

O que causa maior gasto de combustível?

Todo motorista conhece alguns “macetes” que ajudam a economizar combustível durante viagens ou no trânsito em pleno congestionamento.

Arrancar com suavidade e sem acelerar demais, manter a velocidade constante, usar sempre as marchas certas e não fazer paradas bruscas ajudam.

O problema é que estamos falando sobre os veículos do CFC, onde os alunos ainda estão aprendendo noções básicas de direção e precisam treinar várias vezes os mesmos movimentos de arrancada, parada, estacionamento e baliza. Ou seja, o gasto de combustível e o desgaste de peças é maior – e não há como ser diferente.

Mas a conversa não para por aí: existem outros fatores que causam um maior gasto do combustível, como a calibragem incorreta dos pneus, falta de alinhamento e balanceamento regular.

Mas não fica só nisso. Há outros detalhes que você pode conferir neste artigo: Manutenção de veículos para autoescolas.

Truques para economizar ao abastecer os veículos do CFC

Truques para economizar ao abastecer os veículos do CFC

Se você ainda não ouviu falar de alguns truques ao abastecer os veículos que fazem a diferença na quantidade de litros que entra no tanque do carro, está na hora de conferir de perto quais são eles:

1. Melhores horários para abastecer os veículos

A temperatura do ambiente é sempre verificada no carregamento e na descarga de caminhões tanque nas refinarias e distribuidoras de combustível, para que seja feito um cálculo de volume que corresponda nas duas fases.

Nos períodos do dia em que a temperatura é mais baixa, como manhã e noite, a densidade da gasolina e do diesel será menor.

Isto significa que, se você abastecer o veículos logo cedo pela manhã, as chances de obter exatamente cada litro pelo que estiver pagando é maior, porque os tanques instalados em baixo da terra terão sido resfriados pela temperatura da madrugada.

O contrário acontece nas horas mais quentes do dia, como à tarde, quando as moléculas do combustível se expandem e você acaba levando menos em cada litro.

Veja também: Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) da frota do CFC

2. Encha o tanque devagar

Quando for abastecer, evite encher o tanque muito rápido, apertando a pistola ao máximo.

Quando a pistola solta combustível muito rápido, uma boa quantidade do produto vira vapor, que volta pela mangueira (surtidor) e cai no tanque do posto novamente.

O problema é que, neste ponto, o custo já foi contabilizado pela bomba e você acaba pagando pelo que não está levando.

3. Não espere esvaziar o tanque a menos da metade para abastecer

O combustível evapora mais rapidamente do que podemos imaginar. Isso acontece até mesmo quando deixamos um veículo parado na garagem e se agrava com o próprio balanço do carro enquanto rodamos.

O truque aqui é não deixar mais da metade do tanque sem combustível e, consequentemente, cheio de ar. Quanto mais espaço vazio, mais espaço e mais rápido evaporar o que você tem no tanque.

4. Não abasteça os veículos enquanto o posto estiver recebendo combustível do caminhão

No momento em que um posto de combustíveis estiver sendo reabastecido, o produto é jorrado nos tanques subterrâneos, mexendo com o líquido restante e soltando sedimentos que estavam assentados no fundo.

Se você abastecer os veículos neste momento ou logo após o posto receber o produto, todos estes resíduos irão pra dentro do tanque do seu carro. Por isto, evite abastecer neste momento e procure outro posto.

Estas dicas foram dadas por um trabalhador de uma refinaria de petróleo e por pessoas que lidam diretamente com transporte e/ou armazenagem de combustíveis.

Resta-nos experimentar cada uma delas e fazer os cálculos para identificar, a curto e médio prazos, o quanto foi possível economizar.

E você, tem alguma dica interessante para economizar combustível no seu CFC? Comente e compartilhe suas experiências conosco!

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