Analisar os resultados a cada final de ano é importante, mas planejar o futuro também! Uma boa ideia é aproveitar a tranquilidade do recesso por conta das festas e fazer a “lição de casa” analisando os resultados do período e preparando o planejamento do próximo. Se você precisa de uma ajuda pra saber por onde começar, continue lendo. Separamos dicas que vão facilitar sua vida nas próximas linhas.

O lançamentos das informações financeiras do seu CFC/Autoescola são de grande importância para uma boa gestão do seu negócio, certo? Mas pense bem: de que adianta realizar todos esses lançamentos e não acompanhá-los? É  através deles que você saberá, de fato, como anda a saúde da sua empresa.

Já que estamos chegando na reta final deste ano, a pergunta é: Como está a organização e o planejamento da sua autoescola para o próximo ano? 

Seu futuro importa, então nada de preguiça

Se você se preocupa com o futuro do seu negócio, sabe que tão importante quanto analisar os resultados do ano que está se encerrando é iniciar o planejamento para o próximo ano

Dezembro é um mês que sua empresa tem diversos compromissos, o que inclui pagamento de 13º salário e programação de férias dos colaboradores, só pra começar. Logo em seguida vem janeiro, um mês bem movimentado porque seus potenciais alunos estão de férias e animados pra tirar a CNH, fazer adição de categoria, dentre outros serviços que o seu CFC oferece.

Entre dezembro e janeiro, muitos aproveitam pra fazer um pequeno recesso devido as festas de final de ano. Então, que tal aproveitar essa lacuna, esse momento raro de tranquilidade pra organizar a casa? Um ou dois dias antes do recesso (ou depois dele) são suficientes pra dar aquela “geral” nas contas da empresa.

Veja também:

Planejamento do ano para autoescola: como fazer?

planejamento autoescola

Separou os melhores dias pra fazer o planejamento do ano da sua autoescola? Ótimo! Vejamos então por onde começar os trabalhos da maneira mais organizada possível:

1. Verificando a inadimplência

A correria do dia a dia é sempre um desafio nas autoescolas. Por isso, alguns esquecimentos podem acontecer, isso é até normal. Deixar de fechar o caixa num determinado dia, não lembrar de analisar os dados financeiros de um determinado período… são coisas que podem acontecer.

O problema é que algum aluno pode estar inadimplente e ninguém notar. Ele pode ter abandonado o processo no meio do caminho ou simplesmente não houve um bom controle de cobranças para identificar esta falta de pagamento no CFC.

Outra causa de inadimplência pode ter ligação direta com a falta de análise de crédito do cliente. Quando isso acontece, é fundamental identificar onde estão as falhas no processo para realizar os ajustes. A cobrança amigável do aluno inadimplente também precisa ser feita o quanto antes. Mas primeiro, você tem que identificá-lo nos seus controles…

Evitar surpresas é possível. Basta acompanhar seus relatórios gerenciais mês a mês. Assim, você consegue minimizar os danos que clientes inadimplentes podem causar e isso deve fazer parte da sua estratégia de gerenciamento de riscos.

2. Conferindo o fechamento de vendas

Através do acompanhamento das vendas, você consegue fazer um estudo dos pacotes mais vendidos, do mês que gerou mais receitas, bem como se preparar com estratégias para os próximos meses.

Essas análises permitem que você estude, por exemplo, as condições de pagamentos mais utilizadas, qual foi o custo e o lucro sobre cada serviço vendido e tomar decisões com base nestes resultados. Esse tipo de controle é fundamental para manter um equilíbrio financeiro da sua autoescola.

Não esqueça que o setor financeiro funciona como um “motor” que impulsiona todos os outros. Se ele estiver bem, vai auxiliar na saúde do seu negócio e na tomada de decisões de uma forma mais assertiva.

3. Checagem do Demonstrativo de Resultados (DRE)

Essa é uma análise a ser feita com frequência, pois traz informações que permitem identificar gastos excessivos com  combustível, despesas administrativas, horas extras que não precisariam existir se houvesse um bom controle da agenda… 

Mas atenção: para que essa análise seja efetiva, todos as informações devem ser lançadas diariamente, se mantendo sempre atualizadas. Através da análise do Demonstrativo de Resultados, você pode tomar medidas preventivas, prevendo despesas futuras e cortando gastos desnecessários.

Outra função do Demonstrativo de Resultados é ajudar o gestor de autoescola a identificar o custo e o lucro dos serviços oferecidos. Com isso, é possível traçar um panorama da situação do negócio sem perder dias de trabalho fazendo cálculos, mas ganhando praticidade e segurança.

4. Provisionamento de despesas

As despesas fixas podem ser programadas para pagamento utilizando-se uma média de valores com base no demonstrativo de resultados. Elas são compromissos que não dependem das receitas, como por exemplo, as contas de energia elétrica, aluguel e salários.

O provisionamento de despesas contribuirá de forma proativa no planejamento de vendas e busca de novos alunos para a sua autoescola. Também irá auxiliar para que você tenha uma visão real da situação financeira da empresa, proporcionando maior clareza no planejamento de novos investimentos.

Analisar e planejar é essencial para sua autoescola crescer

Sabemos que todos esses controles mencionados não são uma tarefa simples, principalmente se pensarmos na rotina de uma autoescola. No entanto, eles são essenciais para uma boa gestão.

Ficar preso a controles de papel ou planilhas, pode resultar em erros e esquecimentos. É nesse ponto que um sistema de gestão para autoescola moderno e eficiente contribui para diminuir riscos. Além disso, o seu trabalho administrativo se torna mais simples e ágil, monitorando todos os lançamentos financeiros para que eles sejam realizados de forma efetiva e com a seriedade que o seu negócio merece.

E então, tudo pronto pra planejar o próximo ano da sua autoescola ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

| Newsletter

Gostou desse artigo? Inscreva-se para receber os próximos em primeira mão, gratuitamente no seu e-mail.


Fechar Menu
GestorCFC
Clique para começar
Precisa de ajuda?
Olá! 👋
Podemos ajudar?
Powered by