Seu CFC está preparado para o mercado que o espera assim que essa pandemia acabar? Tudo bem, hoje a economia mundial está em crise, mas isso não significa que é hora de entregar os pontos. Pelo contrário! Podemos (e devemos) aproveitar esse momento para voltar o nosso olhar para tudo aquilo que não conseguíamos perceber devido a correria do dia a dia.

Esses tempos conturbados tem colocado várias operações em risco e isso acaba refletindo diretamente no caixa do seu CFC. Então, o que fazer para sair do vermelho e superar essa crise? Pra começar, já que não é possível continuar se envolvendo em atividades que antes eram comuns, a hora é de se reinventar.

De cada desafio tiramos um belo aprendizado. Esse momento é perfeito para fazer aquele curso que adiamos, conhecer melhor o nosso negócio e estudá-lo em cada detalhe. Afinal, quando a quarentena passar, provavelmente a demanda será tão alta que não haverá tempo pra isso. Que tal começar agora?

Saindo da zona de conforto

Como você se sente vivendo a história enquanto ela está sendo construída? Nos últimos dias e meses estamos tendo a oportunidade de ver mudanças acontecendo em praticamente tudo o que conhecemos, em todos os setores da economia, de uma maneira muito rápida. O antigo ficou logo ali, apenas dois meses atrás de distância.

Para aqueles que sempre procuraram se manter inovadores, isso pode estar sendo empolgante. Para os que tentaram manter tudo como era antigamente, pode ser algo preocupante…

O fato é que todas as pessoas e empresas que admiramos tem algo em comum: eles sempre procuram sair da sua “zona de conforto”, aquele estágio onde já conhecemos todos os nossos problemas, ficamos quietinhos ali e não temos a menor vontade de encontrar mais coisas novas pra resolver lá fora.

A zona de conforto nos passa uma falsa ideia de segurança. Cedo ou tarde temos de encarar o medo das mudanças, seja por decisão própria ou porque algum problema nos empurra pra fora dela, nos obrigando a tomar atitudes.

Essa pandemia é um exemplo disso, pois tem forçado as empresas a reverem seu posicionamento no mercado, a perceberem do que seu cliente precisa e o que ele espera. Sentir que um CFC está perdendo espaço para os mais organizados ou inovadores, é outro exemplo de como um “problema” força muitos gestores a sair da zona de conforto.

É por essas e outras que esse tempo de quarentena, que logo deve passar, é tão valioso para analisar onde estamos, para onde queremos ir e como podemos planejar os próximos passos para o futuro do negócio.

O setor financeiro é o motor do seu CFC

Todos os setores são importantes numa empresa, cada qual desempenhando sua função. Todos juntos, funcionando bem, fazem o sucesso acontecer. No entanto, há um deles que funciona como “o motor” que impulsiona todos os outros: o setor financeiro. Baseado nisso, o que você responderia nessas questões:

  • Você sabe qual o resultado financeiro mês a mês de seu CFC e tem como compará-los?
  • Qual o valor das despesas fixas da sua autoescola?
  • Qual serviço que seu CFC mais vende?
  • Como você está divulgando seu negócio na internet para atrair mais alunos? 

Essas são algumas informações que podem lhe ajudar a dar a “volta por cima” nesse momento e passar por tudo isso da melhor forma possível.

Talvez a falta de tempo não tenha lhe permitido controlar o financeiro de seu CFC de maneira tão detalhada. Por isso, agora pode ser a sua chance de alinhar todos os processos (ou desenvolver um novo processo) de melhoria na gestão financeira.

Esse período de “parada” nas atividades dos Centros de Formação de Condutores devido a pandemia, também significa um tempo extra para treinar seus funcionários a alimentar informações detalhadas nas ferramentas que você usa para gerenciar seu negócio, sejam planilhas ou o software de autoescola.

Com isso, você também consegue avaliar se a ferramenta que utiliza para gestão e controle de seu CFC está realmente lhe auxiliando e se sua equipe está comprometida em fazer a engrenagem não parar.

Controlar as finanças do seu CFC se torna uma tarefa árdua quando as informações não estão lançadas corretamente. Isso também se torna complicado quando sua equipe esquece de realizar todos os lançamentos que deveria.  

Se você precisa melhorar o controle financeiro da sua autoescola, não deixe de conhecer o plano financeiro do GestorCFC. Ele tem todas as ferramentas básicas e imprescindíveis para lhe ajudar nessa fase.

Prepare-se para um novo jeito de vender

Há, definitivamente, um novo jeito de vender hoje em dia. É preciso estudar o novo comportamento do cliente, especialmente dos jovens, que são o público-alvo da maioria dos CFC’s. Feito isso, é necessário criar estratégias inteligentes para continuar gerando receita para seu CFC assim que este novo mercado emergir com toda a força.

Para descobrir novas oportunidades de vendas, não é preciso ir muito longe se você tiver todos os dados atualizados e bons relatórios disponíveis. Há informações inteligentes que você pode acessar através do seu próprio sistema de gestão de autoescola. Veja algumas delas:

  • Controle de vencimentos das CNH’s dos alunos;
  • Contato dos alunos que podem estar interessados em adicionar uma nova categoria;
  • Informações sobre as vendas do último período (como foram feitas as vendas, qual o valor médio por aluno, de quais bairros vieram esses alunos, etc);
  • Quais são os canais de contato com os alunos atualmente;
  • Como e em quais canais seu CFC está sendo divulgado;
  • Que facilidades sua autoescola está oferecendo aos alunos.

Tudo isso é muito importante não somente para conhecer melhor o seu CFC, mas para usar essa fase de quarentena como uma oportunidade para estudar seus números, avaliar e criar estratégias para alavancar e desenvolver seu negócio.

Se você precisa alavancar a captação de alunos pela internet, conheça o SiteCFC. Ele tem todos os recursos pra lhe ajudar a aproveitar melhor todas as oportunidades de vendas online.

E então, como você está preparando seu CFC para o novo mercado que vem por aí? Esperamos que esteja animado e planejando o futuro, pois não faltarão oportunidades para sua autoescola voltar a crescer. Lembre-se de que o contrário de sucesso não é o fracasso, mas a desistência.

Conte sempre conosco e até a próxima!

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