Enquanto a pandemia de coronavírus nos coloca em quarentena, o que pedimos por enquanto é calma. Esta é uma palavra que nos últimos dias vem ressoando de forma repetida. Mas a calma nos permite a tomada de decisões de forma mais assertiva e menos impulsiva, analisando assim os impactos futuros e minimizando os riscos para o seu negócio.
Uma coisa é certa: todos passaremos por essa fase, desde o pequeno até o grande empresário. Alguns irão sofrer mais, pois ninguém, em momento algum, previu um acontecimento semelhante a este. Por outro lado, algumas empresas trabalharam com um bom planejamento financeiro, criando uma “reserva” financeira para momentos como este.
Sabemos que o segmento de autoescolas talvez será um dos mais atingidos, pois não existe a possibilidade de trabalhar em formato home-office, como acontece em outras áreas. Por esse motivo, separamos algumas dicas que irão auxiliar nesse momento e fortalecer ainda mais o seu negócio.
1. Organize as despesas fixas
Faça um levantamento de todas as suas despesas fixas como luz, aluguel, telefone, honorários, tributos, licença do software e programe esses custos para os próximos três meses. Analise as suas previsões de entradas, formas de pagamento, cheques, boletos e cartões.
Após esse levantamento, estude estratégias para cumprir com o pagamento dessas despesas fixas. Informe-se com a operadora de cartões sobre a antecipação dos recebíveis, taxas e condições oferecidas. Esse é um momento que todos estarão abertos a negociações, pois estamos todos no mesmo “barco”.
Mas caso não tenha o valor suficiente para cumprir com esses pagamentos, converse com os seus fornecedores e colaboradores sobre possíveis prorrogações de datas para pagamento.
Além disso, diversos bancos estão oferecendo taxas mais baixas e condições para possíveis financiamentos, caso esse seja o seu caso.
2. Converse com os colaboradores
O diálogo é sempre o melhor caminho e assim você terá um aliado ao seu negócio.
Nesta última semana, o governo assinou algumas medidas para aliviar as pequenas empresas nessa fase. Dentre elas, a prorrogação dos prazos de recolhimento de impostos federais do Simples Nacional e uma linha de crédito no valor de R$ 40 bilhões para o pagamento de salários das pequenas e médias empresas por dois meses. Informe-se e veja qual a melhor opção para que nenhuma das partes seja prejudicada.
Veja algumas dessas notícias:
- FEBRABAN – Iniciativas do setor bancário para amenizar os efeitos do coronavírus
- Simples Nacional – Resolução nº 153/2020 de 25/03/2020, prorroga prazos de vencimento
- Governo lança pacote de R$ 40 bilhões para socorrer pequenas e médias empresas
3. Mantenha contato com os alunos através dos canais digitais durante a quarentena do coronavírus
Agora é o momento de utilizar as suas redes sociais, site, aplicativo, Whatsapp e SMS para essa comunicação! Informe como está a previsão de retorno das aulas para o seu estado e as medidas tomadas pelo seu CFC mediante tudo o que vem ocorrendo, por exemplo.
Faça um planejamento para agendas: não esqueça que no retorno das atividades precisará demandar um tempo maior na sua grade de horários. Ofereça flexibilidade nesse retorno. Como todos nós queremos voltar ao normal o mais breve possível, o aluno também terá esse desejo de concluir o seu processo.
Outra tarefa importante é disponibilizar materiais de estudo para os seus alunos, assim você mantém essa conexão e contribui para a sua aprovação.
Se você possui um aplicativo da autoescola, informe os seus alunos através de notificações para que acompanhem suas agendas, negociem o seu financeiro e até mesmo envie dicas de cuidados para evitar qualquer contaminação, utilize essa plataforma para se manter conectado.
4. Organize o que ficou pendente por falta de tempo
Esse momento se torna uma grande oportunidade também para que você organize o que estava sendo adiado. Isso inclui algum controle que realizava ainda de forma manual, principalmente na parte financeira, que hoje possibilitaria uma análise de receitas e despesas futuras para uma tomada de decisões de forma rápida e efetiva.
Aproveite esse momento para organizar tudo, fazer um treinamento, reuniões com a sua equipe, planejamento para os próximos meses e estratégias para retomar as atividades sem maiores preocupações.
Nossa equipe de programadores, atendimento comercial, suporte e sucesso do cliente continua à disposição para atender aos clientes da melhor forma como sempre.
Se você ainda não utiliza o GestorCFC, talvez seja o momento de conhecer melhor todas as ferramentas que o sistema oferece. Quando a quarentena acabar e tudo voltar ao normal, você poderá usufruir de todos esses diferenciais na prática.
Pra finalizar, desejamos que este momento passe logo sem maiores complicações e que todos mantenham os cuidados de prevenção contra a doença. Força e até a próxima!