GestorCFC

Curso Preventivo de Reciclagem: opção para sua autoescola faturar mais

Curso Preventivo de Reciclagem: opção para sua autoescola faturar mais

Sua autoescola pode faturar mais oferecendo o Curso Preventivo de Reciclagem para motoristas profissionais na sua região. Veja como funciona e o que fazer para divulgar este serviço.


Segundo dados do Denatran, nos últimos três anos o número de emissões da primeira CNH para pessoas com idades entre 18 e 21 anos caiu 20,61%.

Ficar de olho nas novas oportunidades que surgem é fundamental para sua autoescola vender mais. Afinal, é imprescindível continuar gerando receita e garantir a relevância da sua marca no mercado.

Nesse aspecto, o Curso Preventivo de Reciclagem para motoristas profissionais surge como mais uma opção de serviços que podem ser prestados pelo seu CFC.

Curso Preventivo de Reciclagem: pra que serve?

O Curso Preventivo de Reciclagem está previsto na Lei Federal 13.281/2016 e é uma alternativa bastante interessante para condutores das categorias C, D e E que não querem correr o risco de ter a CNH suspensa.

Veja o que diz o artigo 5º da referida lei:

§5. O condutor que exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C, D ou E, poderá optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 (um) ano, atingir 14 (quatorze) pontos, conforme regulamentação do Contran.

Esta medida foi regulamentada juntamente com a regra que aumenta de um para seis meses a suspensão mínima da CNH para motoristas que acumularem 20 pontos ou mais, durante o período de 12 meses. Após a conclusão do curso, a pontuação na CNH do condutor é zerada.

Vide também: Resolução CONTRAN Nº 723 DE 06/02/2018

Requisitos para realizar o Curso Preventivo de Reciclagem para motoristas profissionais:

  • Ser condutor habilitado nas categorias C, D ou E, que exerça atividade remunerada;
  • Ter entre 14 e 19 pontos na CNH no período de 12 meses;
  • Não ter participado do curso preventivo de reciclagem nos últimos 12 meses;
  • Obter autorização para realizar o curso junto ao Detran.

Por que essa medida foi regulamentada?

Sem essa alternativa, os motoristas profissionais poderiam ficar no mínimo seis meses sem o direito de dirigir.

A opção de fazer o Curso Preventivo de Reciclagem antes de atingir o máximo de pontos é algo válido para condutores que tem a Carteira de Motorista como um instrumento de trabalho e precisam garantir a renda familiar.

Como funciona o Curso Preventivo de Reciclagem

Os condutores interessados devem comparecer a uma unidade de atendimento do Detran do seu estado a fim de solicitar a autorização para realizar o curso.

Com esta autorização, dirige-se a um CFC e contrata o curso. O conteúdo didático é oferecido via sistema e o condutor tem até 15 dias para começar, e 40 dias para terminar o curso após a emissão da permissão. Ao final do processo, o condutor faz uma prova com 30 questões, das quais precisa acertar no mínimo 21.

É possível solicitar a reciclagem apenas uma vez a cada 12 meses. Desta forma, se o condutor somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

Importante: é necessário realizar a matrícula do condutor que realiza o curso de reciclagem no sistema e-CNH do Detran do seu estado.

Vantagens do Curso Preventivo de Reciclagem para a autoescola

Como mencionamos no começo do artigo, oferecer o curso de Reciclagem Preventiva é mais uma opção para sua autoescola captar mais alunos e gerar receita.

Porém, mais do que isto: envolve a função social tão importante desempenhada pelos CFC’s: preparar e educar condutores para um trânsito melhor e mais seguro para todos nós.

No caso do motorista profissional, sabemos que passa muitas horas ao volante e a reciclagem preventiva faz com que reavalie sua postura no trânsito quando está em risco de ter a CNH suspensa.

Como atrair alunos para o Curso Preventivo de Reciclagem

Onde estão os condutores profissionais interessados na reciclagem preventiva? Como atraí-los para o seu CFC? Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a captar estes clientes para sua autoescola:

1. Divulgue o serviço no seu site

Se sua autoescola já tem um site, aproveite a “sua casa na internet” e divulgue o Curso Preventivo de Reciclagem através de textos e imagens chamativas.

Publicar uma notícia sobre o curso no site da autoescola vai ajudar os motores de busca mais famosos (Google, Bing, Yahoo, etc) a encontrarem o seu texto. Assim, quando alguém procurar por “Curso de reciclagem preventiva” na internet, o site da sua autoescola vai aparecer entre as opções para o cliente clicar e conhecer o seu CFC. Capriche no conteúdo e no visual!

Quando publicar imagens ou banners sobre o curso no seu site, não esqueça de nomeá-las também com o termo “curso de reciclagem preventiva” (ou termos similares).

Isso é mais um detalhe que ajuda seu CFC a ser encontrado por potenciais clientes em busca desse serviço.

Artigo relacionado: Porque é importante ter um site para autoescola

2. Publique a novidade nas redes sociais

Aproveite a página da sua autoescola no Facebook e/ou Instagram e publique imagens chamativas para divulgar que sua autoescola oferece o curso de Reciclagem Preventiva para motoristas profissionais.

Peça para seus colaboradores ajudarem nessa divulgação compartilhando seus posts nos perfis deles também. E, como mais uma dica, verifique se é possível compartilhar suas publicações em grupos locais dentro das redes sociais.

Mas lembre-se de não fazer Spam para evitar bloqueio da sua conta na rede social – nem infringir as regras do Detran do seu estado.

3. Use o aplicativo da autoescola para espalhar a notícia

Se sua autoescola já tem um aplicativo próprio, use essa ferramenta pra divulgar o curso de reciclagem para seus alunos de um jeito muito prático.

Provavelmente muitos deles possuem alguém na família, na empresa onde trabalham ou entre os amigos, que está correndo o risco de ter a CNH suspensa.

Ao ficarem sabendo desse serviço oferecido pelo seu CFC, é quase certo que indicarão para essas pessoas. Afinal, seus alunos já conhecem a sua empresa.

Quer saber mais sobre o aplicativo para autoescola que torna seu CFC mais moderno e conectado com o aluno? Conheça o AplicativoCFC.

4. Encontre parcerias nos lugares certos

Entre em contato com empresas que oferecem serviços de transporte e conte a eles que sua autoescola oferece o Curso Preventivo de Reciclagem.

Como nessas empresas existe um número concentrado de condutores profissionais, é bem provável que dentre eles também existam potenciais clientes para o seu curso. Boas oportunidades de negócio podem surgir dessa ideia.

Mantenha sua equipe preparada

Treine sua equipe para divulgar os novos cursos aos atuais e futuros clientes. Sempre que possível, mantenha algum material de fácil acesso com a lista de cursos oferecidos pra facilitar essa divulgação.

É importante também que seus colaboradores estejam preparados para responder as principais dúvidas do público quando eles começarem a entrar em contato para saber mais.

Lembre-se que muitos profissionais ainda não estão familiarizados com a oportunidade de fazer um Curso Preventivo de Reciclagem para evitar a suspensão da CNH.

Além disso, o bom atendimento é a primeira impressão da sua autoescola. Você pode conferir algumas dicas essenciais neste artigo: 6 dicas para recepcionar (e conquistar) o cliente na autoescola

O Detran do seu estado já regulamentou o Curso Preventivo de Reciclagem?

Por diferentes razões, incluindo ajustes sistêmicos, nem todos os Detrans já regulamentaram o Curso Preventivo de Reciclagem. Portanto, alguns CFC’s ainda terão de aguardar a sua entrada em vigor para dar início à oferta deste serviço aos alunos.

Abaixo relacionamos alguns estados que já possuem o curso regulamentado, e onde encontrar mais informações:

  • São Paulo: vide formulários no site do Detran-SP
  • Mato Grosso do Sul: vide artigo explicativo no site do Detran-MS
  • Goiás: vide detalhes no site do Detran-GO
  • Espírito Santo: mais detalhes no site do Detran-ES
  • Paraná: vide mais informações no site do Detran-PR
  • Tocantins: matéria e informações no site do Detran-TO

Como ficam os motoristas das categorias A e B?

Os condutores das categorias A e B não foram incluídos no benefício de realizar o Curso Preventivo de Reciclagem.

Entretanto, visando garantir o Principio da Isonomia, existe um Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Deputados que visa beneficiar, também, aos motoristas dessas categorias que exercem atividade remunerada.

Vide PL 9797/2018, que Altera o § 5º do art. 261 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro).

.

E sua autoescola/CFC já oferece o Curso Preventivo de Reciclagem? Você tem encontrado alguma dificuldade? Comente!

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

 

Este post tem 4 comentários

  1. Agradeço pelo ótimo trabalho do GestorCFC!
    Estaremos implementando o curso aos nossos serviços.

    Vocês são Nota 10.

    1. Muito bom vê-lo por aqui, Dr. Tancredo!
      Ficamos felizes quando nosso conteúdo traz valor aos gestores e colaboradores de CFC’s/Autoescolas.
      Agradecemos o comentário e desejamos-lhe todo o sucesso nessa empreitada! 🙂
      Abraços da Equipe GestorCFC!

  2. Apenas uma dúvida …
    O Curso Preventivo de Reciclagem será realizado na forma ” autodidata” ou presencial?

    1. Dr. Tancredo, no caso do estado de São Paulo, o processo é muito parecido com o da Reciclagem normal.
      O curso pode ser realizado na modalidade EAD quando o CFC tiver a autorização disposta no Cap. VI da Portaria Nº 101 do DetranSP.
      Para viabilizar a conclusão do curso, o primeiro passo é matricular o aluno no sistema e-CNHsp na opção: Renovação/Reciclagem > Matricular > Curso de Reciclagem Preventiva. E, o segundo passo, cadastrar o condutor no sistema da provedora de serviços contratada.
      Permanecemos à disposição.
      Abraços!

Comentários estão bloqueados.

Fechar Menu
GestorCFC