Televendas: (54) 3342-6666
Curso Preventivo de Reciclagem: opção para sua autoescola faturar mais

Curso Preventivo de Reciclagem: opção para sua autoescola faturar mais

Sua autoescola pode faturar mais oferecendo o Curso Preventivo de Reciclagem para motoristas profissionais na sua região. Veja como funciona e o que fazer para divulgar este serviço.


Segundo dados do Denatran, nos últimos três anos o número de emissões da primeira CNH para pessoas com idades entre 18 e 21 anos caiu 20,61%.

Ficar de olho nas novas oportunidades que surgem é fundamental para sua autoescola vender mais. Afinal, é imprescindível continuar gerando receita e garantir a relevância da sua marca no mercado.

Nesse aspecto, o Curso Preventivo de Reciclagem para motoristas profissionais surge como mais uma opção de serviços que podem ser prestados pelo seu CFC.

Curso Preventivo de Reciclagem: pra que serve?

O Curso Preventivo de Reciclagem está previsto na Lei Federal 13.281/2016 e é uma alternativa bastante interessante para condutores das categorias C, D e E que não querem correr o risco de ter a CNH suspensa.

Veja o que diz o artigo 5º da referida lei:

§5. O condutor que exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C, D ou E, poderá optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 (um) ano, atingir 14 (quatorze) pontos, conforme regulamentação do Contran.

Esta medida foi regulamentada juntamente com a regra que aumenta de um para seis meses a suspensão mínima da CNH para motoristas que acumularem 20 pontos ou mais, durante o período de 12 meses. Após a conclusão do curso, a pontuação na CNH do condutor é zerada.

Vide também: Resolução CONTRAN Nº 723 DE 06/02/2018

Requisitos para realizar o Curso Preventivo de Reciclagem para motoristas profissionais:

  • Ser condutor habilitado nas categorias C, D ou E, que exerça atividade remunerada;
  • Ter entre 14 e 19 pontos na CNH no período de 12 meses;
  • Não ter participado do curso preventivo de reciclagem nos últimos 12 meses;
  • Obter autorização para realizar o curso junto ao Detran.

Por que essa medida foi regulamentada?

Sem essa alternativa, os motoristas profissionais poderiam ficar no mínimo seis meses sem o direito de dirigir.

A opção de fazer o Curso Preventivo de Reciclagem antes de atingir o máximo de pontos é algo válido para condutores que tem a Carteira de Motorista como um instrumento de trabalho e precisam garantir a renda familiar.

Como funciona o Curso Preventivo de Reciclagem

Os condutores interessados devem comparecer a uma unidade de atendimento do Detran do seu estado a fim de solicitar a autorização para realizar o curso.

Com esta autorização, dirige-se a um CFC e contrata o curso. O conteúdo didático é oferecido via sistema e o condutor tem até 15 dias para começar, e 40 dias para terminar o curso após a emissão da permissão. Ao final do processo, o condutor faz uma prova com 30 questões, das quais precisa acertar no mínimo 21.

É possível solicitar a reciclagem apenas uma vez a cada 12 meses. Desta forma, se o condutor somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes terá a CNH suspensa.

Importante: é necessário realizar a matrícula do condutor que realiza o curso de reciclagem no sistema e-CNH do Detran do seu estado.

Vantagens do Curso Preventivo de Reciclagem para a autoescola

Como mencionamos no começo do artigo, oferecer o curso de Reciclagem Preventiva é mais uma opção para sua autoescola captar mais alunos e gerar receita.

Porém, mais do que isto: envolve a função social tão importante desempenhada pelos CFC’s: preparar e educar condutores para um trânsito melhor e mais seguro para todos nós.

No caso do motorista profissional, sabemos que passa muitas horas ao volante e a reciclagem preventiva faz com que reavalie sua postura no trânsito quando está em risco de ter a CNH suspensa.

Como atrair alunos para o Curso Preventivo de Reciclagem

Onde estão os condutores profissionais interessados na reciclagem preventiva? Como atraí-los para o seu CFC? Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a captar estes clientes para sua autoescola:

1. Divulgue o serviço no seu site

Se sua autoescola já tem um site, aproveite a “sua casa na internet” e divulgue o Curso Preventivo de Reciclagem através de textos e imagens chamativas.

Publicar uma notícia sobre o curso no site da autoescola vai ajudar os motores de busca mais famosos (Google, Bing, Yahoo, etc) a encontrarem o seu texto. Assim, quando alguém procurar por “Curso de reciclagem preventiva” na internet, o site da sua autoescola vai aparecer entre as opções para o cliente clicar e conhecer o seu CFC. Capriche no conteúdo e no visual!

Quando publicar imagens ou banners sobre o curso no seu site, não esqueça de nomeá-las também com o termo “curso de reciclagem preventiva” (ou termos similares).

Isso é mais um detalhe que ajuda seu CFC a ser encontrado por potenciais clientes em busca desse serviço.

Artigo relacionado: Porque é importante ter um site para autoescola

2. Publique a novidade nas redes sociais

Aproveite a página da sua autoescola no Facebook e/ou Instagram e publique imagens chamativas para divulgar que sua autoescola oferece o curso de Reciclagem Preventiva para motoristas profissionais.

Peça para seus colaboradores ajudarem nessa divulgação compartilhando seus posts nos perfis deles também. E, como mais uma dica, verifique se é possível compartilhar suas publicações em grupos locais dentro das redes sociais.

Mas lembre-se de não fazer Spam para evitar bloqueio da sua conta na rede social – nem infringir as regras do Detran do seu estado.

3. Use o aplicativo da autoescola para espalhar a notícia

Se sua autoescola já tem um aplicativo próprio, use essa ferramenta pra divulgar o curso de reciclagem para seus alunos de um jeito muito prático.

Provavelmente muitos deles possuem alguém na família, na empresa onde trabalham ou entre os amigos, que está correndo o risco de ter a CNH suspensa.

Ao ficarem sabendo desse serviço oferecido pelo seu CFC, é quase certo que indicarão para essas pessoas. Afinal, seus alunos já conhecem a sua empresa.

Quer saber mais sobre o aplicativo para autoescola que torna seu CFC mais moderno e conectado com o aluno? Conheça o AplicativoCFC.

4. Encontre parcerias nos lugares certos

Entre em contato com empresas que oferecem serviços de transporte e conte a eles que sua autoescola oferece o Curso Preventivo de Reciclagem.

Como nessas empresas existe um número concentrado de condutores profissionais, é bem provável que dentre eles também existam potenciais clientes para o seu curso. Boas oportunidades de negócio podem surgir dessa ideia.

Mantenha sua equipe preparada

Treine sua equipe para divulgar os novos cursos aos atuais e futuros clientes. Sempre que possível, mantenha algum material de fácil acesso com a lista de cursos oferecidos pra facilitar essa divulgação.

É importante também que seus colaboradores estejam preparados para responder as principais dúvidas do público quando eles começarem a entrar em contato para saber mais.

Lembre-se que muitos profissionais ainda não estão familiarizados com a oportunidade de fazer um Curso Preventivo de Reciclagem para evitar a suspensão da CNH.

Além disso, o bom atendimento é a primeira impressão da sua autoescola. Você pode conferir algumas dicas essenciais neste artigo: 6 dicas para recepcionar (e conquistar) o cliente na autoescola

O Detran do seu estado já regulamentou o Curso Preventivo de Reciclagem?

Por diferentes razões, incluindo ajustes sistêmicos, nem todos os Detrans já regulamentaram o Curso Preventivo de Reciclagem. Portanto, alguns CFC’s ainda terão de aguardar a sua entrada em vigor para dar início à oferta deste serviço aos alunos.

Abaixo relacionamos alguns estados que já possuem o curso regulamentado, e onde encontrar mais informações:

  • São Paulo: vide formulários no site do Detran-SP
  • Mato Grosso do Sul: vide artigo explicativo no site do Detran-MS
  • Goiás: vide detalhes no site do Detran-GO
  • Espírito Santo: mais detalhes no site do Detran-ES
  • Paraná: vide mais informações no site do Detran-PR
  • Tocantins: matéria e informações no site do Detran-TO

Como ficam os motoristas das categorias A e B?

Os condutores das categorias A e B não foram incluídos no benefício de realizar o Curso Preventivo de Reciclagem.

Entretanto, visando garantir o Principio da Isonomia, existe um Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Deputados que visa beneficiar, também, aos motoristas dessas categorias que exercem atividade remunerada.

Vide PL 9797/2018, que Altera o § 5º do art. 261 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro).

.

E sua autoescola/CFC já oferece o Curso Preventivo de Reciclagem? Você tem encontrado alguma dificuldade? Comente!

Quer saber mais sobre as
ferramentas para autoescola do GestorCFC?

Converse com nossos especialistas!

Sandra Silva

Consultora Comercial

Neimar Perin

Gerente Comercial

 

Este post tem 4 comentários

  1. Agradeço pelo ótimo trabalho do GestorCFC!
    Estaremos implementando o curso aos nossos serviços.

    Vocês são Nota 10.

    1. Muito bom vê-lo por aqui, Dr. Tancredo!
      Ficamos felizes quando nosso conteúdo traz valor aos gestores e colaboradores de CFC’s/Autoescolas.
      Agradecemos o comentário e desejamos-lhe todo o sucesso nessa empreitada! 🙂
      Abraços da Equipe GestorCFC!

  2. Apenas uma dúvida …
    O Curso Preventivo de Reciclagem será realizado na forma ” autodidata” ou presencial?

    1. Dr. Tancredo, no caso do estado de São Paulo, o processo é muito parecido com o da Reciclagem normal.
      O curso pode ser realizado na modalidade EAD quando o CFC tiver a autorização disposta no Cap. VI da Portaria Nº 101 do DetranSP.
      Para viabilizar a conclusão do curso, o primeiro passo é matricular o aluno no sistema e-CNHsp na opção: Renovação/Reciclagem > Matricular > Curso de Reciclagem Preventiva. E, o segundo passo, cadastrar o condutor no sistema da provedora de serviços contratada.
      Permanecemos à disposição.
      Abraços!

Comentários estão bloqueados.

Fechar Menu
GestorCFC