Sua autoescola no Facebook conta com uma apresentação profissional? Talvez você não saiba, mas existe uma grande diferença entre ter um perfil e uma página de negócios. Mas nós vamos te explicar as diferenças e mais: mostrar como criar a página do seu CFC ou autoescola com todos os recursos que esta rede social pode oferecer para sua empresa. Confira!


Atualizado em Fevereiro/2018.

Alguns empreendedores ainda não acreditam no poder das redes sociais para seus negócios. Outros apostam nesse tipo de presença online e até experimentam o retorno que o Facebook pode trazer. Mas, nem todos sabem a diferença entre montar um perfil ou uma página e acreditam que o retorno será o mesmo optando por um ou outro.

Se você quer obter mais resultados para sua autoescola no Facebook, está na hora de aproveitar as ferramentas e opções que só uma página profissional pode oferecer.

Facebook: principais diferenças entre páginas e perfis

Facebook: principais diferenças entre páginas e perfis

Quando você cria um perfil no Facebook, está colocando suas informações pessoais como: nome, e-mail, telefone e as coisas que mais gosta (marcas, atividades de lazer, lugares que visitou, etc).

Com isso, você se conecta às pessoas que tem alguma relação com você, sejam amigos ou familiares. Então aqui está a diferença: os perfis são páginas pessoais e não oferecem ferramentas para negócios.

Veja um exemplo: se o seu CFC está utilizando um cadastro no Facebook em forma de “perfil”, você não tem a opção de impulsionar publicações. Não tem como colocar o endereço e o mapa de localização da sua autoescola.

Mas quando utiliza uma Fanpage, a página profissional para divulgar sua autoescola no Facebook, você recebe diversas ferramentas de publicação e divulgação. Além disso, passa um visual muito mais profissional para seus clientes.

Agora vamos partir para a parte prática?

Nas próximas linhas você vai compreender estas e outras diferenças, saber como criar a página profissional para divulgar sua autoescola no Facebook e, de quebra, descobrir algumas ferramentas que nem todo mundo conhece.

Como montar a página da sua autoescola no Facebook

Como montar a página profissional da sua autoescola no Facebook

É fato que o Facebook muda constantemente de visual e acrescenta algumas funcionalidades de tempos em tempos. Então, neste momento, estamos falando sobre o que há de mais atual.

O primeiro passo para criar a página da sua autoescola no Facebook, é que você já possua um perfil pessoal pronto para poder acessar a rede.

Se ainda não tem, basta criá-lo sem dificuldades seguindo as orientações da própria rede social. À partir disso, basta entrar no Facebook e seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Acessando a rede

Vá até a página inicial e clique em “Páginas”

Passo 1 - autoescola no Facebook

Passo 2: comece a criar sua página

Nesta parte, você irá ver todas as páginas que curtiu e outras páginas sugeridas pelo Facebook de acordo com seu comportamento dentro da rede social. Clique em “criar página“, no menu suspenso.

Passo 2 - criar página no Facebook

Passo 3: escolhendo o tipo de negócio

Dentre as opções que o Facebook oferece, escolha uma destas: “Negócio Local” ou “Empresa, Organização ou Instituição“.

Preencha as primeiras informações sobre seu negócio e clique em “começar”.

Passo 3 - escolher negócio

Passo 4:  personalizando a página da sua autoescola no Facebook

Agora, adicione as fotos personalizadas na página da sua autoescola no Facebook.

Aqui, você pode utilizar o logotipo do seu CFC na imagem da esquerda e, na imagem de capa, uma foto da faxada, da frota ou o que achar mais relevante.

As imagens poderão ser substituídas mais tarde ou quando você quiser.

Dica especial: ferramenta para criar a capa do Facebook (Canva)

Se você não tem experiência em programas para edição de imagens, mas quer se aventurar neste universo e colocar fotos perfeitas na página da sua autoescola, experimente a ferramenta Canva.

Trata-se de um editor de imagens online, intuitivo e gratuito com várias opções de design. O Canva disponibiliza diversas opções pré customizadas de imagens.

Na hora de criar a foto de capa da sua autoescola clique em “use custom dimensions” no menu superior esquerdo, e defina o tamanho ideal para que a capa não fique com visual cortado, distorcido ou desfocado.

O tamanho ideal da foto de capa da Fanpage no Facebook é 828 x 315 px.

Escolheu o tamanho certo? Então clique em “Design”! Logo uma tela se abre com várias opções prontas e customizáveis pra você começar a criar sua capa.

Otimização de página no Facebook

Assim como os sites e blogues, as páginas nas redes sociais também podem (e devem) ser otimizadas para buscas.

Então, logo no começo da sua nova página, aparecem algumas opções de otimização, ou seja, o quanto você poderá facilitar a busca pela sua autoescola nas redes sociais e o quanto será mais rápido encontrá-la.

Terminada a fase de criação da página do seu CFC no Facebook, vem a etapa de aproveitar ao máximo as ferramentas que a rede social oferece para os negócios.

Mais uma vez, você verá a diferença entre ter um perfil com o nome da sua autoescola ou ter uma página profissional da sua autoescola no Facebook.

Vamos lá? Aqui estão as informações que você precisa inserir nesta etapa. Basta seguir o roteiro que a própria rede social indica.

otimizacao-pagina-facebook

Crie um nome de usuário para sua página

Este será um nome único, de identificação da sua autoescola no Facebook, para que seja encontrada com rapidez, além de facilitar a comunicação dos usuários.

Clique no link e poderá conhecer todas as vantagens desta ação e escolha um nome simples, de preferência.

Em alguns casos, não é possível criar o nome de usuário logo no início. Se isto acontecer, não se preocupe: obtendo as primeiras curtidas na página, o Facebook libera a criação do nome de usuário normalmente.

Descrição curta e descrição longa

Clique no menu “Sobre” para inserir informações como: descrição curta, descrição longa, endereço do seu CFC, website, dentre outros dados.

As descrições curta e longa são como pequenos textos institucionais da sua empresa. Por isso, use as palavras-chave mais relevantes para seu negócio nestes textos.

Coloque o nome do seu CFC, adicione as palavras “autoescola”, “CFC”, a cidade onde atua, etc. Tudo isso faz parte da otimização da sua página e vai ajudar a encontrar sua empresa com mais facilidade dentro da rede.

Dicas da página

Confira outras opções de otimização clicando em “Ver todas as dicas da página” poderá adicionar outras informações relevantes.

Inserir o horário de funcionamento, criar botão que leva as pessoas a executar ações como visitar site ou entrar em contato, adicionar pessoas que o ajudarão a administrar a página, são coisas que você pode fazer nesta etapa.

Configurações de público preferido

Atualizando: com a nova atualização que o Facebook apresentou agora, no início do ano de 2018, esta opção de definir o público preferido não existe mais. 

publico-preferido-facebook

Na sua página, clique no menu superior, em “configurações” e você terá acesso a diversas opções de otimização. Em “Público preferido para a Página”, defina as características dos seus potenciais clientes como: idade, localização e interesses. Ao começar a digitar, o Facebook abre sugestões para você escolher – basta clicar nas que realmente importam.

Definir o seu público preferido ajuda o Facebook a mostrar sua página para essas pessoas, sugerindo visitas e curtidas. Funciona como uma “ajuda” na divulgação do seu negócio para as pessoas certas gratuitamente, por isso vale à pena aproveitar esta ferramenta.

Novidade: conte sua história no Facebook

GestorCFC-historia-Facebook

Com esta novidade, agora é possível você contar um pouco da história da sua autoescola no Facebook.

A página “Histórias” é totalmente configurável e aparece logo no canto direito da sua Fanpage, oferecendo mais um canal de divulgação do que o seu CFC tem de melhor.

Você pode adicionar texto e imagens para incrementar sua história. Quer ver como ficou a história do GestorCFC no FacebookClique aqui.

Tudo pronto? Comece a publicar!

Tudo pronto? Comece a publicar!

Criação da página profissional pronta e otimizada, é hora de começar a publicar seu conteúdo, promoções e fotos ou videos para divulgar seu negócio.

Considere que o tamanho das imagens também é importante nesta fase. O padrão, para não perder qualidade, é de 1000 x 1000 pixels.

Atualmente o Facebook adotou uma nova medida, que cabe perfeitamente na tela dos celulares, que é de 1000 x 1300 pixels (largura x altura). Utilize o Canva que mencionamos acima para lhe ajudar com isso.

Dica: se não tiver tempo ou disponibilidade para elaborar todas as fases de criação da página da sua autoescola no Facebook, nós podemos ajudar você com isso também. Basta entrar em contato com nossa equipe. 😉

E então? Você descobriu as diferenças entre ter um perfil ou uma página para seu CFC no Facebook ou ainda tem dúvidas? Sua empresa já possui uma? Conte pra gente nos comentários!

 

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