7 erros terríveis que você pode estar cometendo em seu CFC

7 erros terríveis que você pode estar cometendo em seu CFC

Administrar um negócio não é nada fácil e até podemos cometer erros terríveis sem perceber. São tantos os compromissos que, muitas vezes, deixamos passar detalhes importantes.

Então, selecionamos neste artigo 7 erros terríveis que você pode estar cometendo em seu CFC para que a gestão da sua autoescola possa se alinhar, evitando perder o espaço no mercado que você conquistou com tanto trabalho e esforço. Confira, a seguir quais são eles e mãos à obra!

Planejamento estratégico de crescimento no mercado, gestão financeira da autoescola, atendimento e fidelização dos clientes, recursos humanos ou marketing e vendas: quais destes setores são mais desafiadores para você na administração do seu CFC?

Seja qual for, o importante é saber que tudo pode melhorar sempre, basta unir vontade e conhecimento. Então, confira alguns pontos cruciais que você pode estar esquecendo de dar a devida atenção e ajuste as velas! Aqui estão os 7 erros terríveis que você pode estar cometendo em seu CFC:

Erro 1: atendimento insatisfatório

Erro 1: atendimento insatisfatório

Começamos pela porta de entrada da autoescola com um erro que pode atrapalhar bastante as vendas: o atendimento insatisfatório aos futuros clientes logo na chegada.

É importante que as pessoas que estão na “linha de frente” estejam preparadas para lidar com o público, sendo respeitosas e solícitas em tirar dúvidas, que procurem oferecer soluções adequadas com aquilo que o cliente está buscando. A mesma preocupação deve acontecer com o atendimento telefônico.

Um excelente atendimento é peça-chave na conquista dos clientes e faz com que eles recomendem a sua empresa como a solução ideal para amigos e parentes. Enquanto um mau atendimento gera insatisfação e logo isto se espalha pela região.

Erro 2: limpeza e iluminação inadequadas

Já falamos sobre este requisito básico no artigo Ganhando clientes para a sua autoescola: aposte na limpeza e iluminação, onde mostramos a importância de manter a papelada em ordem sobre as mesas, os arquivos bem organizados, além de uma iluminação adequada.

Quando a autoescola está bem organizada passa a impressão de eficiência e também de segurança para o cliente, afinal, você estará lidando com os documentos pessoais dele.

Outra dica importante é evitar ambientes escuros e deprimentes, principalmente na entrada e nas salas de aula. Tenha a certeza de criar um ambiente claro e moderno, que façam o cliente se sentir bem atendido.

Erro 3: Deixar de definir as retiradas dos sócios

Erro 3: Deixar de definir as retiradas dos sócios

Apesar de ser um erro, ainda é comum que nas empresas pequenas, os sócios façam pequenas retiradas periodicamente para cobrir suas despesas pessoais, achando que com isso não prejudica os lucros do negócio.

Acontece que esta atitude acaba confundindo todo o processo de gestão financeira, pois vai chegar um momento em que, pelos relatórios da contabilidade, estará faltando dinheiro na empresa, dificultando o fechamento do balanço, por exemplo. Misturar as contas pessoais com as da empresa é um erro que pode trazer consequências sérias.

É importante definir quais serão os valores das retiradas dos sócios e emitir um recibo de Pró Labore todo mês. Veja detalhes de como definir o Pró Labore dos sócios e quais impostos incidem sobre este documento aqui neste artigo: Saiba como definir o pro labore dos sócios no seu CFC.

Erro 4: perder o controle sobre as horas extras no CFC

Deixar de controlar a agenda dos instrutores e os horários de trabalho podem levar a autoescola a uma situação delicada financeiramente, já que a retirada de recursos pode comprometer o lucro do CFC.

Por isso, é importante ter funcionários suficientes para cobrir folgas e períodos de férias, conferir o cartão ponto e, sobretudo, manter uma agenda de aulas enxuta e bem organizada, para evitar que instrutores fiquem parados no horário de serviço e depois tenham de dar aulas em horário extraordinário.

Além de oferecer ferramentas de grande valor para a gestão do seu CFC, o sistema para autoescolas GestorCFC controla a agenda de aulas dos instrutores eliminando horas extras desnecessárias e outros problemas que acompanham.

Erro 5: não capacitar os instrutores adequadamente

Erro 5: não capacitar os instrutores adequadamente

Os instrutores são responsáveis pela qualidade da formação do condutor. Isto quer dizer que o desempenho deles no exercício das funções refletirá diretamente na qualidade do serviço oferecido pela sua autoescola.

Os instrutores de trânsito devem estar frequentemente atualizados a respeito de novas metodologias de ensino e normas legais que influenciam nos serviços prestados pelo seu CFC.

Além disso, o bom relacionamento dele com os alunos também e fundamental para o sucesso da autoescola. Confira detalhes neste artigo: Qual a importância de se capacitar um instrutor?

Erro 6: não estar presente na internet

Também já conversamos sobre este assunto em artigos anteriores, mas vale a pena lembrar que, hoje em dia, uma empresa que não está presente na internet tende a perder espaço no mercado muito rapidamente.

Com a internet fazendo parte da nossa vida diariamente, a forma como nos comunicarmos ganhou novos rumos e ficou muito mais ágil. Não cabe mais pensar que uma empresa pode sobreviver apenas do seu local físico ou dos possíveis clientes que passam pela frente da loja.

Por isso, invista em um site que fale sobre sua empresa, crie um blog dedicado a passar informações úteis para seus alunos, esteja com eles nas redes sociais compartilhando dados e ofereça facilidades do mundo online. Ou seja: esteja aonde o seu público-alvo está.

Confira também: Como promover o seu CFC na internet

Erro 7: usar ferramentas de gestão ultrapassadas também está na lista de erros terríveis

Erro 7: usar ferramentas de gestão ultrapassadas

Você precisa de agilidade e confiabilidade para acessar informações sobre os alunos, administrar o setor financeiro, controlar as horas e fechar a folha de pagamento, saber como andam as vendas… enfim, são muitas informações para um gestor dar conta no cotidiano do negócio.

O problema é quando você tenta ter todas essas informações com rapidez, mas utilizando ferramentas ultrapassadas, como ficheiros enormes ou planilhas cujos dados importantes podem ser perdidos com um simples toque acidental no mouse.

Como confiar em informações armazenadas desta forma? Ou seja: utilizando ferramentas ultrapassadas e inadequadas, o que você tem é muito papel e pouca agilidade.

O software para autoescola GestorCFC traz módulos específicos para cuidar de cada setor da sua autoescola e o melhor: não é um sistema genérico. O GestorCFC foi criado exclusivamente para atender autoescolas, simplesmente porque a gente respira a sua realidade.

Sem dúvida, vale a pena acompanhar as tendências do mercado e se render às ferramentas de gestão mais eficazes, enxutas e que vão lhe render tempo extra para cuidar do planejamento estratégico ao invés de passar longas horas cuidando de papéis.

E então, a sua autoescola está caindo em algum destes 7 erros terríveis? Você tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Fechar Menu
GestorCFC