Em parceria com a Exata Soluções, preparamos este artigo com um estudo de caso real que demonstra a variação de faturamento dos CFCs e indicadores do primeiro trimestre de 2015. Acompanhe e prepare-se para descobrir tudo o que você precisa saber para ter uma gestão financeira eficiente e que faz a diferença.

Você conhece os indicadores de gestão do seu CFC? Pois saiba que é através deles que se torna possível conhecer a saúde financeira da autoescola, programar investimentos ou até agir na retenção de despesas em tempo hábil se for necessário.

Indicadores de gestão mostram o que esperar de 2015

Indicadores de gestão mostram o que esperar de 2015

O cenário atual da economia brasileira, em termos gerais, não é nada animador: inflação acima da meta estipulada pelo governo, fechamento de postos de trabalho, PIB negativo, aumento no preço dos combustíveis e a retração no consumo fazem com que os gestores se coloquem em uma situação de alerta.

Quando enfrentamos a recessão da economia, toda a cadeia produtiva sofre e, os primeiros sintomas, aparecem nas mudanças de comportamento dos consumidores. Levando em conta todo este cenário, como ficará a situação das autoescolas? A gestão financeira do CFC será afetada em maior ou menor grau do que os outros setores da economia? Para obter estas e outras respostas, é necessário analisar os indicadores de gestão do seu CFC.

Para comprovar a importância dos indicadores de gestão, acompanhe, a seguir, um estudo de caso real elaborado pelo Consultor Emerson Santana, da Exata Soluções, empresa especializada em consultoria financeira para CFCs e saiba o que esperar de 2015.

Estudo real: o mapa do faturamento das autoescolas no 1º trimestre de 2015

Estudo real: o mapa do faturamento das autoescolas no 1º trimestre de 2015

O estudo elaborado pela Exata Consultoria analisou 6 autoescolas de diferentes regiões dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Num primeiro momento, percebe-se uma alteração nos métodos de pagamento em todas elas: considerando que em 2014 havia uma projeção de aumento do uso de cartões de crédito, esta tendência não se confirmou no primeiro trimestre de 2015 por conta da recessão na economia e com a limitação do credito disponível para consumidores, o que afeta o poder de compra.

Também, em relação ao uso do cartão na modalidade débito apresentou queda no primeiro trimestre deste ano: considerando o mesmo período de análise, nos 3 primeiros meses do ano passado os índices de desempenho de faturamento demonstravam que 48% dos pagamentos eram feitos na modalidade débito, enquanto neste ano a taxa atual é de 32%.

Entretanto, apesar deste cenário turbulento da economia, os 6 CFCs que fazem parte deste estudo apresentaram uma tendência previsível de faturamento, o que torna possível traçar um perfil característico do segmento.

Citando um exemplo: todas as autoescolas que fazem parte do estudo tiverem queda no faturamento durante o mês de fevereiro, recuperando-se a partir de março. Esta queda está intimamente ligada às datas do Carnaval. Observe as variações apresentadas em alguns destes CFCs:

Empresa “X”
  • Queda de 45,05% de janeiro para fevereiro
  • Crescimento de 16,49% de fevereiro para março
Empresa “Y”
  • Queda de 24,29% de janeiro para fevereiro
  • Crescimento de 21,56% de fevereiro para março
Empresa “Z” 
  • Queda de 33,00% de janeiro para fevereiro
  • Crescimento de 28,05% de fevereiro para março

Empresa “U”

  • Queda de 39,75% de janeiro para fevereiro
  • Crescimento de 42,5% de fevereiro para março

Empresa “K”

  • Queda de 45.44% de janeiro para fevereiro
  • Crescimento de 82,08% de fevereiro para março

Empresa “J”

  • Queda de 7,19% de janeiro para fevereiro
  • Crescimento de 19,44% de fevereiro para março

  Exata Soluções-Indicadores Faturamento CFCsex2

A importância das ferramentas de gestão para CFCs

Além dos exemplos mencionados no estudo da Exata Soluções, existem outros fatores que podem identificar oscilações no faturamento do CFC. Assim, é preciso utilizar ferramentas de gestão adequadas, que permitam analisar apurações reais de lucro ou prejuízo e planejar as atitudes a serem tomadas pela gestão financeira do CFC em tempo hábil.

O custo operacional de uma autoescola é alto e, neste cenário da economia, não há espaço para erros. O planejamento financeiro do CFC é que vai determinar sua sobrevivência e seu grau de competitividade no mercado. A qualificação e o aprimoramento da gestão financeira é determinante para o sucesso do seu negócio.

O que nos reserva o 2º semestre de 2015

Este 2º semestre vai requerer atenção maior da gestão do CFC, a começar pela quantidade de feriados que o mês de abril apresentou e o mês de maio iniciando numa sexta-feira. Assim, nota-se uma queda de faturamento já neste período, o que deve demonstrar índices de desempenho menores do que os apresentados em março.

Segundo os índices de faturamento dos CFCs que participaram deste estudo, o mês de junho tradicionalmente também apresenta uma queda de faturamento em relação a maio e, neste ano, a primeira semana já apresenta feriado de Corpus Christi no dia 4, uma quinta-feira, que provavelmente será prolongado até o final de semana. Então, é preciso se programar para enfrentar estes desafios controlando os custos e evitando dividas durante esta fase.

Considerando apenas este breve estudo, você percebe a importância de analisar os índices de desempenho de faturamento do CFC para tomar decisões acertadas e garantir a permanência da sua autoescola num mercado cada vez mais competitivo. Contar com um software de gestão para autoescola e a consultoria financeira de profissionais experientes faz toda a diferença no sucesso do seu negócio.

E o seu CFC, tem ferramentas de análise de indicadores que auxiliam a gestão do seu negócio? Comente e compartilhe suas expectativas em relação a 2015!

site cfc

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples de usar, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca