Tudo bem que, volta e meia, nos vemos pensando sobre o que é ser um líder e o que isto pode trazer de diferente para o cotidiano de uma empresa.

A maioria de nós conhece bem a figura de um chefe que, por sua vez, também pode ter um chefe lhe dando ordens. Mas, antes que você se sinta confuso com tudo isto, vamos deixar claro quais são as diferenças entre ser chefe ou líder e o que esta postura de gestão significa para o seu CFC.

Quando surgiu a figura do chefe

revolucao-industrial

O conceito de “chefia” começou com a Revolução Industrial, quando as oficinas artesanais foram substituídas pelas fábricas e seu maquinário pesado, que empregava muita gente em condições, digamos, nada satisfatórias: os salários eram baixos demais, não haviam equipamentos de segurança e todo o contingente de pessoas envolvidas na produção era dividido entre autoridades e subordinados.

E você sabe: naquela época, todo o processo industrial era gerido sob “mãos de ferro”.

Durante muito tempo o conceito de chefe passou a ser o daquela pessoa que trabalhou duro e se dedicou durante anos a empresa, quando finalmente foi promovido.

Assim, ganhou o poder trazido pela posição hierárquica e, geralmente, cumpre regras rígidas de uma administração que também segue a mesma cultura. Para a administração, o chefe passou a ser reconhecido como um bom soldado.

Com o tempo, este modelo de gestão veio a fracassar – e é aí que os gestores perceberam a importância dos líderes, pessoas que sabem dosar persuasão, comprometimento e realizar alianças com diferentes setores e posições dentro da empresa.

O interessante nisso tudo é que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não consegue ser um líder. Parece estranho? Mas não é: basta entender melhor as diferenças entre um e outro.

Veja também: Engajamento: como aproveitar melhor os talentos que sua autoescola já tem

O perfil do líder nas organizações

Existem líderes natos e inatos. O importante é todos nós somos potencialmente líderes e que a liderança pode muito bem ser aprendida e se desenvolve melhor quando existe um ambiente propício pra isso.

O líder é alguém que tenta manter a equipe sempre motivada, busca aprender com o grupo, se esforça junto com todos para atingir resultados e, na grande maioria das vezes, não tem medo de passar adiante todo o seu aprendizado.

Ele se preocupa com as pessoas e sente o desejo de ajudar no desenvolvimento delas, não apenas profissionalmente, mas pessoalmente também. O líder lidera pelo exemplo e, por isso mesmo, as pessoas o colocam na posição de “um exemplo a ser seguido“.

Veja também: Como gerenciar a equipe da minha autoescola de modo eficaz?

As diferenças entre chefes e líderes

Para deixar mais claro se você é um chefe ou lider no seu CFC, tenha em mente que o chefe exerce poder, enquanto o líder exerce autoridade sobre a sua equipe.

No livro “O Monge e o Executivo“, James Hunter cita alguns conceitos que diferenciam o chefe do líder. Veja alguns:

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.”

Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.”

Autoridade : A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”

A partir destas poucas palavras já é possível diferenciar as figuras do chefe ou lider. Mas, vamos à definição:

Características do chefe

  • Comanda as pessoas, impõe ordens e é autoritário;
  • Não é respeitado pela equipe, mas é temido;
  • Centraliza o poder e visa apenas o lucro;
  • Vê os funcionários apenas como subordinados que devem cumprir suas ordens;
  • Não motiva nem incentiva a equipe, mas é hábil em apontar erros;
  • Joga toda a responsabilidade sobre a equipe quando as coisas não dão certo;
  • Quando tudo dá certo, o chefe se vangloria.

Características do líder

  • Motiva a sua equipe, inspira as pessoas e as conduz;
  • É respeitado pelos funcionários e não temido;
  • Não pensa no poder como algo que lhe pertence, mas em uma responsabilidade que deve ser dividida;
  • Não chama os colaboradores de “funcionários”, mas de “sua equipe” ou “seu time”;
  • Ouve as pessoas e está sempre disposto a sanar dúvidas;
  • Traz o melhor de cada um à tona, valorizando habilidades e respeitando dificuldades;
  • Se responsabiliza junto com a equipe quando algo dá errado;
  • Divide a glória das vitórias com todos os membros do seu time.

As vantagens de ser um líder no seu CFC

A genialidade de um líder não está a favor apenas de suas conquistas pessoais, mas em libertar e aproveitar o talento das outras pessoas. O modelo de gestão por liderança é o que mais tem feito a diferença na vida das empresas.

Quando você é um líder, mantém sua equipe motivada em direção ao crescimento da sua autoescola como um todo, modificando o ambiente desde o primeiro atendimento na recepção, até as aulas práticas de direção. E é óbvio que o mercado e os seus clientes notam a diferença. Por isso, vale a reflexão: você é chefe ou lider no seu CFC?

O que você achou das diferenças entre chefes e líderes? Tem mais alguma que gostaria de contar? Comente e compartilhe suas experiências com a gente!

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