Atrair mais clientes para autoescola é o que garante o sucesso de um CFC no médio e longo prazos. Este desafio pode ser resolvido com algumas estratégias. Para começar, vamos descobrir onde estão seus potenciais clientes e como fazer para chamar sua atenção.

Atualizado em Março/2018

Um Centro de Formação de Condutores é um negócio com grande rotação de público, por isso é importante conhecer maneiras de continuamente levar novas pessoas até a empresa.

Existem diversas técnicas de marketing, mas alguns princípios são extremamente eficientes e podem ajudar a aumentar seu público e atrair mais clientes para autoescola. Confira essas dicas:

Tente novas estratégias

estrategia

Se você já utiliza técnicas de marketing há muito tempo para seu CFC, com certeza já deve ter o seu “feijão com arroz” em termos de estratégia.

Pode ser um anúncio no jornal de domingo, o outdoor no bairro da sua empresa ou os panfletos entregues no sinal (desde que os órgãos competentes do seu estado permitam esses tipos de abordagem, já que em algumas unidades da federação algumas técnicas de divulgação não são permitidas para autoescolas). 

A divulgação comprovadamente traz novos clientes para seu CFC. O problema é que usar sempre as mesmas ferramentas pode levar a estagnação.

Você não precisa abandonar o que sempre utilizou para atrair mais clientes para autoescola. Mas, ao usar uma técnica nova você provavelmente atrairá novos perfis de pessoas e expandirá seu público.

Pense fora da caixinha e tente ferramentas que nunca tentou. E lembre-se sempre de medir seus resultados, pois assim você descobrirá formas mais eficientes e confiáveis para atrair mais clientes para autoescola.

Use as redes sociais para atrair mais clientes para autoescola

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As redes sociais são hoje, para muitos, o ‘Santo Graal’ do marketing. Apesar de serem ferramentas poderosas para atrair clientes é importante explicar que elas não são a solução de todos os seus problemas.

Para muitos tipos de negócio elas ajudam, mas não substituem por completo outras técnicas de marketing e o uso da mídia tradicional.

A chave para atrair mais clientes para autoescola através das redes sociais é, ironicamente, não focar somente em atrair clientes. Parece estranho? Sim… mas é assim que funciona por lá. A regra é conquistar pelo relacionamento.

Nas redes sociais, você precisa criar relacionamentos reais com as pessoas e não apenas fazer ações de marketing.

Crie conteúdo que seja realmente relevante e interessante para os usuários, responda às dúvidas, participe de conversas. Assim, o usuário terá uma experiência positiva com sua marca e poderá vir a se tornar um cliente.

Limite a propaganda do seu CFC pois ninguém se interessa em seguir, por exemplo, uma página ou perfil no Facebook que apenas faça publicidade.

Lembre-se de focar sempre em construir relacionamentos. É essa a tendência do inbound marketing, marketing digital e marketing de conteúdo!

Leitura relacionada:

Faça convênios estratégicos

convenios

Convênios são uma excelente maneira de atrair mais clientes para autoescola.

A celebração do convênio não precisa, necessariamente, ser algo formal, com assinatura de contrato. Pode ser simplesmente um acordo informal entre você e o setor de Recursos Humanos de uma empresa. Ofereça descontos para empresas, clubes, associações, universidades, sindicatos, etc.

Outra forma de convênio, mais complexa, é quando você vende um pacote de algum serviço diretamente para a empresa.

Pode ser, por exemplo, um treinamento especial para funcionários que trabalharão com um tipo específico de veículo ou mesmo a primeira habilitação como parte de um projeto de capacitação da empresa.

O importante é dar sempre preferência para convênios que atraiam pessoas diferentes das que você já atrai com suas outras iniciativas de marketing, expandindo o seu público.

Fique atento à tendências de mercado e feedback de clientes

feedback

Mais importante do que as ferramentas que você usa para atrair mais clientes para autoescola é ter a cultura do marketing dentro do seu CFC. Afinal, o trabalho de trazer novas pessoas para sua empresa é contínuo e necessita de constante análise e transformação.

O que funcionou até agora, não necessariamente funcionará pra sempre. Engaje seus funcionários nessa cultura do marketing, pesquise novas tendências e sempre ouça seus clientes para novas ideias.

Para saber se seus esforços estão trazendo os resultados esperados, uma boa ideia é realizar uma pesquisa de satisfação com seus alunos. Você pode pegar boas dicas sobre isso neste post: Como fazer uma pesquisa de satisfação na sua autoescola.

A pesquisa de satisfação é um excelente termômetro para conhecer suas chances de ser indicado para amigos e familiares de seus alunos.

Se você já possui o nosso sistema, solicite informações sobre o Módulo Qualidade do GestorCFC. Com ele, o sistema envia automaticamente uma pesquisa de satisfação para seus clientes, analisa os dados e gera relatórios detalhados para você conhecer como está o desempenho do seu CFC sob o ponto de vista do aluno.

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E então, o que achou das dicas deste artigo? Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de incrementar o assunto, deixe seu comentário logo abaixo!

 

 

 

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    Este post tem 4 comentários

    1. Marines Bevilacqua

      Gostei, identifiquei com as informações. Mas ainda acho que posso fazer mais. Só estou meio sem ação no mercado de hj. Sou um cfc bem sucedido tenho 6 filiais. Mas sinto que tenho potencial pra mais. Só não consigo a ajuda dosua órgãos públicos aos quais sou credenciada. Sou interlagos de mato Grosso.

      1. GestorCFC

        Olá, Marines! Obrigado pela visita e comentário.
        Sem dúvidas, empreender hoje é um desafio. Por isso, a qualificação e a estrutura da empresa contam muito nessa jornada cada vez mais competitiva.
        Temos certeza de que você vem fazendo um excelente trabalho e, pelo desejo de melhorar cada vez mais, sabemos que colherá os melhores frutos de tudo isso.
        Grande abraço e conte conosco! 🙂

    2. leila

      Gostei do conteúdo. Mas o que fazer quando no seu município você tem um concorrente que trabalha com preço lá em baixo e se você trabalhar com o mesmo preço você nao consegue manter seu CFC?

      1. GestorCFC

        Olá, Leila
        Obrigado pela visita e comentário aqui no Blog.
        Dê uma olhada neste artigo, onde falamos justamente sobre como lidar com a concorrência (e sobre a guerra de preços): 5 formas de lidar com a concorrência no seu CFC
        Esperamos ter ajudado.
        Abraços da Equipe GestorCFC

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