GestorCFC

5 dicas para vender mais em tempos difíceis

5 dicas para vender mais em tempos difíceis

Em época de bonança, todo mundo é bom vendedor. Mas, como o cenário atual demanda ajustes na economia que afetam o consumo, vale a pena conhecer alguns segredos para continuar fazendo as vendas subirem. Conheça 5 dicas para vender mais em tempos difíceis e saia na frente!

As crises vem e vão. E esta, deverá ser mais uma pela qual iremos passar. Apesar de sabermos disso, é impossível acreditar que as vendas continuem crescendo sem investir em nenhuma estratégia nova.

Como as contas continuam chegando e as empresas precisam continuar gerando vendas não importando o que acontece lá fora, é hora de aproveitar as oportunidades que surgem. E, pra isto, vale a pena estar pronto para desafios.

Por isso, selecionamos 5 dicas para vender mais em tempos difíceis. E, acredite: não é preciso investir alto pra ver o gráfico de vendas do seu CFC continuar crescendo.

As dicas que você vai conhecer agora são muito utilizadas por especialistas em vendas. Isso inclui até mesmo a postura diária para encarar desafios. Preparado? Descubra quais são elas:

1. Não acredite no primeiro ‘Não’ do seu cliente

Não acredite no primeiro 'Não' do seu cliente

Essa técnica reflete bem como o nosso próprio cérebro está acostumado a agir. Na verdade, nós não estamos preparados para dizer “sim, quero tudo o que você me oferece e vou pagar o valor que está me pedindo, caro vendedor”.  Por isso, se você quer vender mais, nunca pense em desistir logo no primeiro “não”.

2. Foque no cliente e mostre benefícios

Existe um ‘novo movimento’ em relação a abordagem de possíveis clientes. Hoje em dia, não se trata mais de falar sobre o tamanho da empresa ou o faturamento ou a quantidade de anos de vida que o negócio tem. Hoje, a abordagem padrão para vender mais é 90% focada no cliente.

Em resumo, a empresa precisa aliviar uma dor, resolver um problema ou proporcionar algum benefício. Citando exemplos práticos disso, você pode destacar:

  • O quanto ter uma CNH vai facilitar a vida da dona de casa quando ela quiser ir a algum lugar sem depender que outra pessoa tenha tempo livre para levá-la;
  • O que uma adição de categoria vai ajudar na concorrência por um emprego bem remunerado em uma grande empresa;

Utilize frases que coloquem o cliente naquela situação que você está propondo. Faça-o pensar sobre isto. Use termos como: “imagine você” dirigindo sem depender de ninguém… ou “imagine você” trabalhando na empresa tal, depois de conquistar sua CNH categoria C, D ou E, por exemplo.

3. Cuide da sua base de clientes

Em tempos difíceis, os brindes e os serviços extras são um grande diferencial. Sabe por quê? É que em tempos de aperto, muitos contratos acabam sendo rescindidos ou diminuídos, mas se você faz um pós-vendas mais agressivo, tem maiores chances de sobreviver na ‘lista de cortes’ do seu cliente.

Como exemplo, se você tiver um cadastro de clientes atualizado no sistema da autoescola, poderá enviar uma mensagem de aniversário, oferecer um novo produto ou um treinamento extra. Agindo assim, você estará mantendo um relacionamento com o cliente e evitando perder aquilo que já conquistou.

Lembre-se que a maior parte de seus concorrentes irá se retrair em épocas de crise para uma posição mais defensiva, mais protetora. Mas, mesmo assim, observe-os. Use táticas de “valor agregado” para passar à frente. O que importa nessa técnica é sempre o “valor” que o cliente quer receber.

4. Lembre-se dos seus melhores dias de vendas

Lembre-se dos seus melhores dias de vendas

Devido a correria do dia a dia, podemos deixar passar alguns padrões de excelência que fizeram as vendas aumentarem no passado. Repense estas experiências e reacenda estes padrões. Assim, os passos que levaram a grandes vendas devem ser analisados para serem replicados no futuro.

As melhores vendas geralmente são as mais difíceis. Não tenha medo deste desconforto. Abrace-o e comemore os resultados.

Leia também: Esqueça a recessão: saiba como vender mais no seu CFC

5. Cuide do emocional

Você pode conhecer todas as técnicas para vender mais, mas se a sua autoestima estiver abalada, pouco adianta.

Em tempos difíceis, vemos muitas pessoas nervosas e tensas. Isso abala o seu ‘emocional’ e a autoestima. Quando a tensão atinge nossa mente, deixamos de canalizar a energia necessária para negociações, que exigem que estejamos bem emocionalmente para disputar o cliente em tempos difíceis.

Assim, a 5ª dica é desviar a atenção da crise e dedicar alguns minutos do seu dia para ouvir aquela música que lhe encha de energia ou praticar algum esporte, enfim… algo que, particularmente, lhe traga otimismo e confiança.

Em resumo, tempos difíceis não duram muito tempo, mas pessoas corajosas, sim. Quando você melhora sua postura e se fortalece em relação aos negócios, o sucesso chega mais rápido.

.

Você gostou destas 5 dicas para vender mais em tempos difíceis? Tem alguma técnica especial que gostaria de compartilhar? Comente!

 

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca

Fechar Menu
GestorCFC