O modo de recepcionar o cliente na sua autoescola é o primeiro passo para conquistá-lo (ou colocar as vendas a perder). Veja dicas infalíveis para recebê-lo da melhor forma e gerar mais negócios.


Atualizado em Março/2018

Cada vez mais ouvimos falar na expressão ‘fidelização de clientes‘ e sabemos que este é o desejo da maioria das empresas. Também, pudera… sem clientes é impossível levar o negócio adiante.

Nessa corrida pelo aumento das vendas, são vários os casos de empresas que investem pesado em divulgação. O problema é que nem todas conseguem ver os resultados disso ali, na planilha mensal de vendas.

O atendimento de qualidade é um passo fundamental nessa conquista e por isso o assunto faz parte de tantos discursos corporativos.

Mas, infelizmente, na prática muitas empresas ainda deixam a desejar no quesito atendimento. Justamente naquele que funciona como um “cartão de visitas” logo que um possível cliente procura a empresa.

Melhores práticas para recepcionar o cliente na autoescola

ideia-dicas

Se você quer conquistar mais alunos para o seu CFC, vale muito à pena prestar bastante atenção em como anda seu atendimento inicial.

Para lhe ajudar com isso, selecionamos algumas dicas para recepcionar e conquistar o cliente logo no primeiro contato.

Por isso, selecionamos alguns pontos que merecem sua atenção. Vamos a eles:

1. Prioridade de atendimento

Assim que o cliente chega, o atendimento deve ser imediato. Isso significa dar prioridade a ele em relação a outras tarefas.

Deixar o cliente esperando enquanto se atende uma ligação telefônica ou executa algum serviço de rotina é algo injustificável – e que pode até acender um profundo sentimento de revolta no cliente.

Todos nós já passamos por isso alguma vez na vida e sabemos o quanto é desagradável. Nessas horas lembramos que não temos o direito de dispor do tempo alheio.

Demonstrar esse respeito, essa sensibilidade, conta muito aos olhos de qualquer pessoa – principalmente de um potencial cliente que procura o seu CFC.

2. Cumprimentar com cordialidade

Quando o cliente chega no estabelecimento, a primeira coisa que espera é um cumprimento educado e cortês.

Dizer ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’ com um belo sorriso faz muita diferença. A rotineira frase ‘posso ajudar?’, dita de um modo seco não costuma, de fato, ajudar muito.

Por esse motivo, é importante treinar os colaboradores que estão na ‘linha de frente’ do atendimento. Quando possível, escolher pessoas que se identificam e gostam de lidar com o público para assumir essa posição na sua autoescola.

 

3. Tratar o cliente pelo nome

Estudos comprovam que a palavra mais doce que um cliente gosta de ouvir é o som do seu próprio nome.

Isto significa a mais pura e primordial demonstração de atenção por parte do comerciante que lhe atende, já que torna o atendimento personalizado.

Perguntar o nome do cliente com habilidade facilita o diálogo que se pretende seguir.

4. Ouvir o cliente com atenção

Nada pior do que chegar a um fornecedor e não receber a atenção do atendente ou vendedor, recebendo uma proposta que nada tem a ver com aquilo que se está buscando.

Ao recepcionar o cliente na sua autoescola, pratique a ‘escuta ativa’. Ou seja, esteja atento às palavras e gestos dele, de forma que possa entender suas necessidades ou problemas e oferecer as melhores soluções.

Agindo com sinceridade e responsabilidade, você evita insatisfações futuras e a fuga de clientes para a concorrência.

A credibilidade da empresa é algo que demora para ser conquistado, mas que pode ser perdida em poucos segundos. Por isso, venda serviços que realmente solucionem aqueles problemas que o cliente lhe apresentou.

cliente-conquistar

5. Enalteça seus pontos fortes, mas não fale do concorrente

Mesmo que o seu CFC seja o melhor da cidade, evite a todo custo falar mal dos concorrentes ao recepcionar o cliente.

Falar mal da concorrência desgasta a imagem da empresa e do profissional, além de ser perda de tempo e uma falta de ética que, no final das contas, pode espantar seus clientes.

Ao invés disso, empregue sua energia em enaltecer seus pontos fortes com argumentos convincentes, destacando benefícios e vantagens.

Tal como fazem as grandes marcas, a ideia principal aqui é encantar o cliente de modo que ele nem lembre que seus concorrentes existem.

Leia também: Como vencer a concorrência: pequenas lições das grandes marcas

6. Supere as expectativas do cliente

Ao recepcionar o cliente na autoescola, o profissional de atendimento e vendas deve ser comprometido e altamente dedicado a fazer sempre um pouco mais do que o esperado, de modo a encantar.

Para facilitar este processo, procure na sua equipe pessoas naturalmente dispostas a lidar com o público, que demonstrem satisfação em atender clientes e tente colocá-los na linha de frente da empresa.  Com certeza os resultados serão surpreendentes.

Conclusão

Para finalizar as dicas deste artigo, além de saber como recepcionar o cliente da melhor forma, lembre-se de cuidar também da relação no pós-vendas, já que nesta fase é que se dará a prestação de excelentes serviços, que trarão importantes indicações para novos clientes.

Para complementar o assunto fidelização, dê uma olhada nesse artigo: Recursos e ferramentas para fidelizar alunos e continuar gerando receita.

E, se você quer saber como anda a avaliação dos seus alunos em relação ao atendimento, estrutura e serviços prestados pelo seu CFC, confira Como fazer uma pesquisa de satisfação na sua autoescola.

Lembramos que o sistema para autoescola GestorCFC contém um módulo chamado Qualidade, que envia e organiza pesquisas de satisfação automaticamente para seus alunos. Quer saber como funciona? Converse com a gente!

E então, o que você achou das dicas? Tem alguma dúvida ou gostaria de indicar mais alguma dica importante para recepcionar o cliente? Gostaríamos de conhecer seus comentários sobre o assunto!

| Newsletter

Gostou desse artigo? Inscreva-se para receber os próximos em primeira mão, gratuitamente no seu e-mail.


     

    Este post tem 14 comentários

    1. Leonardo de França

      Boa tarde Fávio.

      Foram de muito proveito as dicas apresentadas!!
      Me identifiquei com a maioria delas, e vou trabalhar agora com a equipe,nos preparando para o próximo mês.
      Valeu mesmo!

      1. GestorCFC

        Obrigado pelo comentário, Leonardo.
        Desejo bom trabalho a você e sua equipe. Que vocês colham excelentes resultados!
        Abraços a todos.

    2. MARTA CARLOS DE CARVALHO

      ACHEI OTIMA AS DICAS E PODE ACREDITAR AMANHA MESMO MUDAREI MINHA FORMA DE ATENDER, MUITO OBRIGADA, DEUS ABENÇOE

      1. GestorCFC

        Olá, Marta.
        Muito obrigado pelo comentário.
        Desejo sucesso a você e toda sua equipe!
        Abraços!

    3. rodrigo dudu

      Muito boa essas dicas, já trabalho dessa forma.Gostei muito do detalhamento de cada coisa e vou segui´-las para melhorar ainda mais.

      1. GestorCFC

        Olá, Rodrigo.
        Obrigado pelo comentário.
        Desejamos muito sucesso pra você e seu CFC.
        Abraços!

    4. Carlos Siqueira

      Dicas valiosíssimas, já estamos aplicando no nosso CFC e recomendando para outros CFCs.

      Obrigado Gestor CFC e toda a Equipe.

      CFC LICAR
      Piabetá – Magé – RJ.

      1. GestorCFC

        Olá, Carlos!
        Ficamos felizes com sua visita e comentário aqui no Blog e, também, por saber que nossas dicas tem sido úteis para a sua empresa.
        Desejamos muito sucesso a você e ao CFC LICAR!
        Abraços da Equipe GestorCFC

    5. Josi Pereira

      Achei muito proveitosa as dicas, a maioria delas já emprego e outras me acrescentaram em melhorar o atendimento ao cliente, obrigado.

      1. GestorCFC

        Olá, Josi.
        Agradecemos pela visita e comentário aqui no Blog.
        Ficamos felizes em saber que sua empresa já aplica estas técnicas e temos certeza de que deve estar colhendo os frutos do bom atendimento.
        Desejamos muito sucesso!
        Abraços da Equipe GestorCFC.

    6. INALDO SANTOS DE MACEDO

      Boa Tarde !!!
      Muitos importantes as dicas do GestorCFC, fizemos boas analises e com certeza nos ajudará no aprimoramento no atendemento a nossos Clientes.
      Inaldo Macedo

      1. GestorCFC

        Oi, Inaldo!
        Que bom que gostou das dicas!
        Com certeza o bom atendimento é a “porta de entrada” para conquistar mais clientes.
        Desejamos todo o sucesso para sua autoescola.
        Abraços da Equipe GestorCFC!

    7. kenia

      Bom Dia!
      Gostei muito dessas dicas, muito proveitosas.
      O atendimento ao cliente é a chave para abrir a porta da venda.

      1. GestorCFC

        Oi, Kenia
        Que bom te ver por aqui! Obrigado pela visita e comentário.
        Concordamos com você. Agilidade nos procedimentos de rotina, aliada a excelência no atendimento são grandes diferenciais para os CFC’s.
        Abraços da Equipe GestorCFC

    Comentários encerrados.