Já pensou em responder a essa pergunta? Até que ponto você pode realmente continuar ofertando serviços e, principalmente, aulas para seus clientes sem ter de contratar mais gente ou até mesmo ampliar a frota da sua autoescola?

Como prestador de serviços na área de treinamento, autoescolas cobram geralmente seus serviços com base em horas-aula. Cada hora-aula ofertada precisa de um veículo disponível e um instrutor apto a acompanhar o aluno, caso contrário você estará com problemas.

Saiba os serviços que pode vender na autoescola

Saiba os serviços que pode vender na autoescola

Conhecer a fundo a disponibilidade de atendimento de sua autoescola é algo fundamental antes de partir com tudo para as vendas. Não há nada pior do que oferecer um serviço em determinado horário e dia e, posteriormente, ter de entrar em contato com o cliente, tentando negociar uma realocação.

Para chegar ao número de horas que corresponde à grade de atendimento de sua autoescola, você precisa saber em quais períodos pode contar com cada um de seus instrutores, se eles podem dispor dos veículos da empresa nesses horários e, acima de tudo, saber de forma rápida quais são os horários que já estão preenchidos, e com quais instrutores e veículos.

A falta de organização aqui pode levar sua equipe de vendas a ofertar serviços em horários que já estão lotados, mas também a relegar para segundo plano outros horários e dias que possuem ainda grande oferta de instrutores livres e outros recursos.

Para evitar estes enganos que se relacionam diretamente com a confiabilidade da autoescola, conte com o seu software para CFC, que além de gerir a agenda de serviços, também cuida dos setores financeiro, de recursos humanos e de vendas com agilidade e segurança, a um custo  acessível.

Dicas valiosas para um atendimento eficiente

Dicas valiosas para um atendimento eficiente

É possível também manipular e administrar seus recursos de atendimento para ampliar vendas. Para isso, você primeiramente precisa identificar em quais horários e dias a demanda é maior. Mantenha sempre relatórios de vendedores a respeito da procura de horários por parte de clientes à mão, para análise de forma rápida. Ainda assim algumas dicas podem ser úteis:

♦ Disponibilize a totalidade de seus recursos (instrutores e carros) naqueles horários que sua equipe de vendas já identificou como sendo os mais procurados;

♦ Tente fazer revisões e reparos em veículos em horários mais tranquilos, menos procurados pelos alunos. O mesmo vale para folgas de funcionários;

♦ Leve em conta com boa antecipação períodos de férias dos instrutores e saiba que durante este período, os seus recursos terão de ser administrados;

♦ Faça suas contas, analise e só depois concretize as vendas – nunca o inverso.

Seguindo essas breves medidas e ajustando-as à medida que o tempo passar você garantirá, certamente, vendas mais eficientes e um melhor atendimento para seus clientes.

Aulas teóricas X aulas práticas

Aulas teóricas X aulas práticas

Não é possível somente medir recursos utilizados e a capacidade de atendimento do CFC considerando apenas as aulas práticas de direção.

Para aulas teóricas, o cálculo funciona da mesma forma que as escolas e universidades calculam sua disponibilidade de vagas para matrícula: o número de alunos por classe, os horários de aulas ainda disponíveis, o número de instrutores incumbidos de ministrar treinamentos teóricos e, é claro, o número de salas que sua autoescola possui.

Com esses números à mão, é possível você criar um certo número de “classes” em cada horário, como acontece nas escolas. Cada uma delas terá um máximo de alunos possível, e também será iniciada somente quando um número mínimo de alunos se matricular.

Mantenha sempre esses números atualizados e lançados em seu software de controle e gestão, para que sua equipe de vendas sempre tenha ideia do que e quando vender, sem criar problemas para os instrutores e para você.

Você já possui um método para gerir o atendimento em sua autoescola? Conte-nos como tem feito essa gestão, comentando e compartilhando suas ideias!

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