Problemas com a concorrência? Na batalha por clientes muita gente acha que a luta começa e termina no preço de venda. Mas, na verdade, este não é o melhor caminho.

Existe um “algo a mais” que as grandes marcas usaram no passado (e ainda usam muito) para deixar os concorrentes lá atrás. Quer saber o que é? Veja como vencer a concorrência aproveitando pequenas lições das grandes marcas.

O sonho de toda empresa é parar de correr atrás das pessoas e deixar que elas venham, por conta própria, consumir seus produtos e serviços.

As grandes marcas investem em pesquisas, descobrem o que seus potenciais consumidores desejam e investem pesado em marketing, certo? Em parte, sim.

Mas, longe das campanhas milionárias e fora de alcance de grande parte das empresas, existe algo em comum que muitos não percebem: trata-se daquele “algo a mais”, um diferencial que cria uma história de amor entre o consumidor e sua marca preferida.

Segurança, conforto, relevância, popularidade são algumas palavras mágicas que envolvem um produto ou serviço, fazem o consumidor ficar tão feliz que deseja exibir a compra – e ele sempre volta para comprar mais.

Mas, como se chega a este patamar? Como se abandona, pura e simplesmente, a guerra de preços entre concorrentes? Pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Vejamos algumas pequenas lições das grandes marcas:

1. Mostre o que esperar da sua marca

Mostre o que esperar da sua marca

As pessoas voltam para sua empresa porque sabem, exatamente, o que vão encontrar nela. Se foram bem atendidas, se tiveram suas expectativas satisfeitas ou superadas, elas sempre voltarão e indicarão sua marca para outras pessoas.

Em resumo: o bom desempenho do seu CFC é que gera a confiança que leva ao sucesso. Uma marca sólida, que conquistou o coração e a mente do consumidor é quase inabalável.

Nem sempre o cliente está preocupado com o preço do seu produto ou serviço. Preço é diferente de valor.

O importante é ele saber que pode contar com sua empresa sempre que precisar. E, mesmo que algum incidente aconteça no futuro, sabe que a empresa encontrará uma maneira rápida de resolver o problema.

 2. Ofereça algo único ou, ao  menos, valioso

Ofereça algo único ou, ao menos, valioso

Toda grande marca começou com a ideia de oferecer algo único, que ninguém mais oferecia. Em 1886, a Coca-Cola era apenas uma água saborizada e com gás, vendida no copo, em uma farmácia de Atlanta, nos Estados Unidos. Aquilo era tão interessante, que todos queriam experimentar.

Com o tempo, lembraram que as pessoas tinham sede e logo descobriram uma maneira de engarrafar a bebida para que todos pudessem levá-la pra casa. E assim, surgiu a primeira bebida ‘portátil’ e, então, era possível ver a marca em todos os lugares.

A partir daí, novas possibilidades foram se abrindo para um único produto. Quantos já tentaram fazer igual? Isto nada mais é do que estar atento às necessidades dos seus consumidores.

Veja também: [Infográfico] 8 motivos para sua autoescola ter um aplicativo

3. Pense em categorias e subcategorias

Pense em categorias e subcategorias

Tenha total clareza sobre o diferencial que você tem a oferecer aos clientes em relação aos concorrentes. Um diferencial bastante explorado pelas grandes marcas é criar subcategorias para os  produtos.

É como aquela marca de “mistura pronta para bolo” de forno, que também criou a “mistura pronta para bolo de caneca”, para fazer no micro-ondas. Não foi preciso criar grandes mudanças na linha de produção da Oetker pra isto.

As pessoas tem múltiplas necessidades. Quanto mais amplas são suas possibilidades e ofertas, maior o seu alcance. Pense onde este conceito poderia ser aplicado na sua autoescola.

4. Eles nem sabiam que precisavam disso

Eles nem sabiam que precisavam disso

Mesmo que as pessoas não sintam uma necessidade imediata de comprar seus produtos ou serviços, a função do seu departamento de vendas e/ou marketing é convencê-las do contrário. É preciso mostrar as vantagens de contar com sua empresa para resolver problemas que talvez elas nem tenham percebido ainda.

As marcas de sucesso conhecem seu público-alvo, seus anseios e necessidades. Sabem o que os deixa felizes e atendem perfeitamente, fisicamente ou psicologicamente, os seus clientes.

Você tem centenas de concorrentes? Descubra o que as pessoas estão procurando e não encontraram ainda. Faça diferente e divulgue isso!

Veja também: 7 dicas para identificar os pontos fortes dos CFC’s concorrentes

5. Não se acomode. Nada é pra sempre

Não se acomode. Nada é pra sempre

A Apple revolucionou o mercado de smartphones e notebooks, mas seus concorrentes se recuperaram rápido. O ponto é: mesmo que você esteja navegando tranquilo sendo único naquilo que faz, isso não vai ser assim pra sempre. Logo surgirão novos concorrentes para fazer aquilo que você faz ou, os já existentes, vão se inspirar em você para fazer o mesmo.

O segredo para manter a sua fatia do mercado é continuar inovando sempre. Mesmo que o seu serviço não mude, a sua forma de captar clientes deve acompanhar as mudanças da sociedade. Inspire-se na Coca-Cola, uma ‘senhora centenária’ que continua a mesma, mas nunca fica ultrapassada.

Veja também: Como usar as redes sociais para promover a sua autoescola

6. Seu slogan promove o seu CFC?

Seu slogan promove o seu CFC?

As grandes marcas não querem apenas a nossa carteira. Querem nossas mentes e corações. Por isso existem os slogans.

O slogan da sua autoescola deve captar a atenção do cliente e criar nele o desejo de consumir, de fazer parte. É preciso que tenha a ver com o estilo de vida do cliente, com sua maneira de pensar e agir.

Criar empatia imediata, resolver um problema ou trazer a satisfação que ele procura.

Ao contrário de lutar contra os concorrentes, pequenas atitudes podem torná-los simplesmente irrelevantes para o consumidor.

Grandes marcas tem personalidade marcante e, por isso, se tornaram líderes. Dê ao seu CFC uma personalidade única!

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O que você achou destas pequenas lições das grandes marcas para vencer a concorrência? Comente e compartilhe suas ideias com a gente!

 

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