Quadro de horários da autoescola: vale a pena ter um?

Quadro de horários da autoescola: vale a pena ter um?

O quadro de horários da autoescola é mesmo imprescindível para o seu estabelecimento? Se você considerar que esta ferramenta vai tornar o uso do seu espaço mais eficiente, além de facilitar a rotina de instrutores e alunos, a resposta é sim!


Uma coisa é certa: montar um quadro de horários da autoescola realmente demanda tempo e um bom planejamento. Isto porque o seu CFC precisa cumprir com o cronograma de aulas teóricas e práticas em todas as turmas. E, quanto mais turmas seu CFC tiver, maiores são as possibilidades de combinações de horários, salas de aula, instrutores e veículos.

Quandro de horários da autoescola: quais as vantagens de ter um?

Quandro de horários da autoescola: quais as vantagens de ter um?

Quanto mais organizado for o seu CFC, maiores são as chances de alcançar altos níveis de aprovação e eficiência, mantendo-se competitivo frente ao mercado. Então, vejamos qual a função do quadro de horários da autoescola nesta empreitada:

1. Economia de recursos

Com o quadro de horários da autoescola bem estruturado, os professores e instrutores também conseguem se programar melhor, evitando deslocamentos desnecessários. Além disso, quando a agenda de aulas da autoescola está bem organizada, tem-se uma diminuição do custo com horas extras desnecessárias.

2. Evita incompatibilidades na agenda do instrutor

Se o profissional dá aulas em outras unidades do seu CFC ou mesmo tem compromisso em outras instituições de ensino, ter um quadro de horários organizado vai facilitar a vida de todos. Imagine a economia de tempo e deslocamento que o professor ou instrutor terá ao saber de antemão onde e a que horas deve cumprir seus compromissos?

3. Melhora a organização dos espaços

A ocupação eficiente das salas de aula e dos veículos vai depender – e muito – da boa organização do quadro de horários da autoescola. Assim, o quadro de horários atua como uma importante ferramenta para que os gestores tenham controle sobre o uso dos recursos disponíveis para dar conta das diferentes atividades a serem desenvolvidas.

4. Melhora a motivação dos profissionais e os resultados dos alunos

Imagine uma instituição de ensino que não conta com um quadro de horários bem organizado e os alunos precisam se adaptar às mudanças de rotina de aulas a todo instante. Isso gera desgastes, concorda? E não apenas para os alunos, mas para todos os profissionais envolvidos: do setor de atendimento, que se vê obrigado a lidar com reclamações, aos instrutores, que precisam reformular a agenda de aulas constantemente.

quadro de horários da autoescola passa aos profissionais e alunos uma atmosfera de confiança, credibilidade e responsabilidade. Mostra que os gestores estão sim, preocupados em oferecer o melhor desde o momento da matrícula.

Como montar um quadro de horários da autoescola

quadro-horarios-cfc-autoescola

Acima, você pode conferir um exemplo de quadro de horários bem simples. Mas é claro que o quadro do seu CFC deve respeitar as suas regras e necessidades. Este pode ser feito em uma planilha do Excel ou, se você já conta com o software GestorCFC, poderá também imprimir sua agenda de aulas.

Um dos segredos de montar um quadro de horários para autoescola é dividir o tempo de forma que os alunos tenham mais oportunidade de se aprofundar nos temas de estudo ou na direção prática.

Por isso, aumentar o tempo de aula e reduzir o número de instrutores que passam pela mesma sala de aulas ao longo do dia tem sido uma opção adotada por grande parte das instituições. Isso otimiza o uso dos espaços disponíveis.

Para acertar no alvo, a melhor escolha é sempre planejar com antecedência. Se você já possui um quadro de horários no seu CFC, mas sente que este poderia ser mais eficiente, nossa dica é analisar com calma e tempo hábil aquilo que poderia ser melhorado. Afinal, nem sempre é possível parar o que está em andamento para recomeçar.

Analisando o que pode se tornar mais eficiente no quadro de horários, com redução de custos e otimização do uso das salas de aula e dos veículos, organize as mudanças necessárias de forma gradual e sensata. No final de um período, quando tudo estiver alinhado e bem organizado, você vai sentir a diferença!

E então? Sua autoescola já tem um quadro de horários eficiente? Você tem alguma dúvida ou gostaria e enriquecer o assunto? Deixe um comentário!

 

Quem somos e o que é o GestorCFC?


cfc2-azul

Nós somos a SBsistemas e desenvolvemos o GestorCFC, o primeiro sistema de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das autoescolas e Centros de Formação de Condutores.

Com ele, você tem acesso a uma ferramenta moderna, integrada, simples de usar e sempre atualizada para gerir sua empresa com agilidade e competitividade. Além disso, nosso suporte está sempre pronto para lhe atender.

Saiba mais sobre o software GestorCFC – a solução que nós desenvolvemos especialmente para a sua autoescola!

Share this post

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *