A gestão de uma autoescola exige uma série de habilidades, que vão desde saber lidar no dia a dia com funcionários até ter noções de marketing. É uma atividade de constante aprendizado e desenvolvimento.

Cada autoescola tem suas particularidades, mas existem alguns erros de gestão que são bastante comuns e podem ser facilmente evitados por você. Saiba quais são eles!

Falhas de comunicação

Falhas de comunicação

As falhas de comunicação são, possivelmente, os causadores da maior parte dos problemas internos de gestão de qualquer tipo de negócio.

Erros deste tipo resultam em orientações não atendidas, metas não cumpridas e frustrações tanto do gestor como dos colaboradores.

Na gestão de uma autoescola, você precisa comunicar claramente o que espera de cada um dos seus funcionários.

Sendo claro e objetivo, o seu colaborador tem a dimensão exata do que você precisa. Com isso, você tem as ferramentas para cobrar o não cumprimento de alguma solicitação e ele tem os parâmetros exatos sobre o que você está exigindo, eliminando possíveis frustrações de ambas as partes.

Da mesma forma que você deve comunicar com clareza as orientações aos seus funcionários, deve também ser claro com seus clientes.

Formas de pagamento, formato dos cursos, horários e prazos de documentação são exemplos de informação que se não forem dadas corretamente podem gerar uma série de problemas na sua autoescola.

Portanto, a gestão de uma autoescola envolve muito uma boa comunicação interna e externa.

Cliente, cliente, cliente!

Cliente, cliente, cliente

Uma autoescola é um tipo de empresa de serviços que depende de uma grande quantidade de clientes para sobreviver. Por isso, como gestor, você não pode perder em nenhum momento o real foco do seu negócio, que é captar novos clientes. A maior parte das suas ações de curto, médio e longo prazos devem ter esta prioridade.

Você precisa estabelecer uma política de atendimento ao cliente, que abarque treinamento de funcionários, serviço de atendimento e formas eficazes de dar feedback às reclamações.

Clientes que sejam maltratados por seus funcionários ou que não tenham respostas às suas demandas além de não indicarem sua autoescola, podem se tornar detratores.

Crie um bom relacionamento com seu cliente, mantenha-o satisfeito e ele lhe indicará para familiares e amigos.

Além disso, é preciso também criar estratégias de marketing para atrair mais clientes. Com a internet existem opções bastante direcionadas e mais baratas, que podem atingir diretamente potenciais clientes para sua autoescola.

Você pode se aprofundar mais nestes assuntos, lendo os seguintes artigos também:

É preciso aprender e se adaptar na gestão de uma autoescola

É preciso aprender e se adaptar na gestão de uma autoescola

Um bom gestor deve ter princípios fortes; alguém muito volúvel, que mude sempre ao sabor das circunstâncias, terá muitas dificuldades em achar um norte para direcionar o negócio.

Os princípios são o que podem salvar a sua autoescola num momento de dificuldade, quando está difícil enxergar uma solução. Isso não quer dizer, porém, que um gestor não deva mudar nunca. O contexto está em constante mutação, a sua autoescola deve se adaptar.

O que isso quer dizer? Que o que funcionou um dia, não necessariamente funcionará pra sempre. Digamos que os clientes da sua autoescola fossem em sua maioria, por exemplo, jovens de classe média que queriam fazer a primeira habilitação. Com exatidão, você investiria toda a sua verba de publicidade nesse nicho e, assim atrairia cada vez mais clientes.

A recente mudança na economia brasileira, porém, levou as pessoas mais velhas, que nunca tiveram oportunidade, a procurarem as autoescolas atrás de suas primeiras habilitações. Não se atentar (e se adaptar) a esse novo nicho seria terrível para o seu negócio.

E você, concorda com nossas dicas? Quais são os erros que você julga mais comum na gestão de uma autoescola? Deixe seu comentário!

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