As despesas com a frota do CFC parecem não ter fim? Sabemos que a frota de um CFC deve ser bem conservada, nova e ampla para atender a demanda dos alunos. Mas existem maneiras de controlar os gastos com a frota sem comprometer a qualidade do serviço. Veja dicas de como gerenciar bem este patrimônio tão importante sem acabar com o caixa da empresa.

Como gerenciar a frota do CFC da melhor forma

A frota do CFC deve ser bem conservada, possuir uma quantidade adequada de carros para atender à demanda de alunos e oferecer horários diversificados de aulas, certo?

Mas não é só isso. Uma frota nova e ampla, por si só, não garante o bom desempenho logístico, administrativo e financeiro de um CFC.

É preciso dar importância também às despesas com mecânicos e postos de abastecimento, além de monitorar a quilometragem dos veículos.

Isso é gerir uma frota de maneira eficiente, afinal, somente um controle rigoroso possibilita que haja um alinhamento dos valores que entram e saem da autoescola.

Quer saber como gerenciar bem as despesas da sua frota? Então você está no lugar certo! Confira as dicas:

1 – Considere todas as despesas com veículos

Um erro comum nas autoescolas é deixar de acompanhar gasto por gasto e dar atenção apenas para as despesas grandes.

Uma medida importante nesse sentido é registrar todas as saídas financeiras, incluindo a compra de novos carros, os gastos com combustível, a quilometragem dos veículos e os custos com manutenção e reparos.

É indispensável anotar e monitorar todas as despesas que dizem respeito à sua frota, independentemente do valor!

Veja também: Como fazer o controle mensal das despesas da frota no seu CFC

2 – Informatize a gestão da sua frota

 

Gerenciar as despesas da sua frota de autoescola fica mais fácil com a ajuda de um sistema informatizado.

Os softwares de gestão automatizam diferentes processos de monitoramento, além de oferecer segurança e precisão no tratamento de dados.

Através de aplicativos especializados, é possível controlar o status de cada veículo, mensurar quanto de combustível foi gasto, etc.

Em síntese, a gestão informatizada elimina uma imensa papelada e planilhas inseguras, simplificando as rotinas administrativas da autoescola e reduzindo potencialmente o risco de erros.

Veja também: Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) da frota do CFC

3 – Controle seu inventário e fique de olho nos relatórios mensais

É importante que todo CFC tenha pleno controle do seu inventário, e nisso se inclui os veículos da autoescola.

Melhor ainda é se a autoescola souber exatamente qual é o seu patrimônio e tiver uma boa noção de quanto é a depreciação mensal da frota.

Vale destacar que a adoção dessa postura é muito eficaz para traçar as melhores estratégias de investimento em novos carros.

4 – Crie políticas de economia

Invista em treinamento e capacite os instrutores em prol de uma condução mais econômica.

Muitas empresas (autoescolas e viações) já oferecem incentivos para os profissionais que conseguem economizar combustível. Esse incentivo pode vir em forma de bônus ou outras premiações.

Mas, para implementar políticas desse tipo, é preciso ter um eficiente sistema de monitoramento de gastos, pois só assim é possível avaliar a performance do instrutor de maneira justa e coerente.

Leia também: Como saber a hora certa de renovar a frota da sua autoescola?

Dicas extras para diminuir as despesas com a frota do CFC

  • Guarde todas as notinhas de combustível e exija que os instrutores apresentem comprovantes de eventuais abastecimentos;
  • Tenha uma programação de dias específicos para abastecer a frota;
  • Estipule prazos para as revisões de praxe e se programe para os gastos;
  • Tenha um posto preferencial, mas pesquise os preços antes de escolhê-lo;
  • Faça parceria com um mecânico de confiança e jamais autorize um serviço sem avaliar o orçamento;
  • Sempre anote as formas e prazos de pagamento dos serviços e produtos adquiridos para a frota.

Mantendo um controle eficiente e a correta aplicação de recursos, é totalmente possível diminuir as despesas com a frota.

Aproveite para baixar nossos materiais educativos gratuitamente e conhecer um pouco mais sobre nossa ferramenta de gestão, criada especialmente para atender autoescolas: o software GestorCFC.

.

E aí, gostou das nossas dicas? Como você costuma gerenciar a frota do seu CFC? Compartilhe suas opiniões e experiências através dos comentários. Até a próxima!

site cfc

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples de usar, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca