Escolher um software de autoescola parece complicado? Então descubra o que você precisa saber antes de ”bater o martelo” e acerte na escolha.

Atualizado em fevereiro 2018.

A tecnologia se faz cada vez mais presente nas autoescolas e CFC’s. Hoje em dia chega a ser difícil imaginar que seus gestores e colaboradores consigam realizar as tarefas da autoescola sem a ajuda de computadores e softwares.

Seja para desempenhar tarefas básicas como enviar um simples e-mail, até as mais complexas como agendamento no Detran e manter o relacionamento com clientes, é quase impossível sobreviver no mercado sem se adequar às novas formas de comunicação e de gestão.

Entretanto, escolher um software de autoescola pode ser uma tarefa difícil. Afinal, como saber se:

  • O sistema vai atender as necessidades reais do seu CFC?
  • Como ter certeza de que o software escolhido vai se adequar aos demais programas que você já usa na sua empresa?
  • E será que o fornecedor oferece suporte e treinamento para lhe atender com rapidez se acontecer algum problema?

Estas e outras dúvidas são bastante comuns entre os gestores que estão em busca de um software de autoescola que realmente funcione. Pior ainda é quando o sistema instalado não atendeu as expectativas e é preciso trocá-lo urgentemente.

Diante de tantas dúvidas e “perigos” de acabar perdendo tempo, dinheiro e dados importantes da empresa, selecionamos os pontos básicos que merecem sua atenção na hora de escolher o melhor software de autoescola.

Ou seja, aquele que vai se adequar ao seu momento atual e ainda ajudar você a agilizar a gestão do seu Centro de Formação de Condutores. Confira:

1. O software de autoescola integra as informações?

O software de autoescola se comunica com outros programas

É interessante que toda a gestão da autoescola/CFC fique centralizada em apenas um sistema, já que isso significa ganho de tempo e agilidade.

Essa estratégia evita que os funcionários tenham de acessar vários softwares ou planilhas para encontrar as informações de que precisam na correria do dia a dia.

Lembre-se de que pedir para um desenvolvedor ajustar um software para caber nas necessidades da sua autoescola costuma sair bem caro.

Esta é uma das razões porque optamos em desenvolver o sistema para autoescola GestorCFC em módulos. Assim, o cliente tem a liberdade de escolher as funcionalidades de que precisa no momento – e pode ampliar o leque de ferramentas com o tempo.

Ao invés de cair na tentação de instalar um sistema genérico, que serve pra qualquer tipo de negócio, prefira aqueles que já são feitos com base nas necessidades reais de um CFC/autoescola.

2. É melhor um sistema completo ou apenas módulos específicos?

sistema de autoescola completo ou módulos específicos

Há fornecedores que oferecem as duas opções: o sistema completo ou em módulos. Isto significa que você pode escolher se deseja centralizar toda a gestão do CFC em um único software ou se pretende utilizar apenas algumas funções no novo sistema.

Quando o software completo é instalado, você tem em mãos todo o controle financeiro do CFC, a agenda de aulas otimizada, um relacionamento eficiente com os clientes e muito mais.

Como o software GestorCFC foi feito pensando nas reais necessidades das autoescolas, ele oferece as duas opções, tanto o sistema completo, quanto módulos específicos.

Assim, é você quem define o que é mais importante no momento e pode incrementar outras funções mais tarde, adquirindo novos módulos.

Veja também: 8 coisas que um sistema para autoescola deve fazer pelo seu CFC

3. Suporte e treinamento não podem faltar

sistema autoescola suporte e treinamento

O cotidiano de uma autoescola já é bastante exigente e ninguém precisa de um software complicado, que dificulte as tarefas do dia a dia. Por isso, um sistema simples e fácil de operar é fundamental pra você.

Ao escolher um software para autoescola, verifique se o fornecedor oferece treinamento para seus funcionários. Afinal, são eles que terão de realizar as operações diariamente e não há espaço para dúvidas ou erros.

Já imaginou se uma simples queda de energia danifica seu computador? Será que seus dados estão perdidos? Como recuperar o sistema que você instalou? E se o seu certificado digital falhar?

Pensando nisso (e muito mais), confira se o fornecedor do software de autoescola conta com uma equipe de suporte sempre pronta para ajudar, principalmente se ocorrer algum problema.

Assim, você se sentirá mais tranquilo e seus dados estarão seguros.

4. Sua infraestrutura está pronta?

sua infraestrutura vai bem?

Antes de decidir pelo melhor sistema autoescola, verifique se a infraestrutura da empresa está pronta para receber a tecnologia que você está adquirindo.

De nada adianta investir no software mais moderno que existe, se a rede e os computadores existentes no local não tiver capacidade para rodar o sistema. Quando a infraestrutura está muito obsoleta, é provável que alguns softwares fiquem lentos.

Sendo assim, faça contato com o fornecedor do sistema para autoescola e verifique estas questões. Uma empresa séria, jamais lhe oferecerá uma solução cara e que não servirá de nada pra você no momento.

A modernização das autoescolas é inevitável

a modernização é inevitável

Muito se diz, que a modernização da infraestrutura não chegou tão rápido nas autoescolas quanto nos outros setores da economia. Entretanto, esta é uma realidade que está mudando com muita rapidez.

Com o crescimento das matriculas nos CFC’s e as exigências da tecnologia para realizar praticamente qualquer tarefa, é inevitável seguir o rumo da modernidade. Estar pronto para agendamento no site do Detran é fundamental hoje em dia.

Veja também: Como a tecnologia vem mudando a forma das pessoas fazerem autoescola.

Ao fazer uma análise dos pontos positivos em instalar um sistema de autoescola no seu CFC, vai ser possível perceber que várias tarefas que demoravam horas, poderão ser feitas em minutos.

Assim, você estará poupando seus clientes de longas esperas, além de economizar os recursos humanos da empresa.

E você, já está usando um sistema de autoescola? Ou será que ainda tem dúvidas de como fazer a melhor escolha? Deixe um comentário ou entre em contato conosco!

| Newsletter

Gostou desse artigo? Inscreva-se para receber os próximos em primeira mão, gratuitamente no seu e-mail.


    Este post tem 6 comentários

    1. Moacir Rangel

      Muito interessante…mas e o custo?
      Na verdade, nós as Auto Escolas estamos todos quebrados, sem contar com as novas despesas que nos estão fazendo engolir. Ex. o próprio simulador, o qual já estou fazendo uso…
      Nos dê alternativas que, agradeceremos e faremos bom uso….

      1. GestorCFC

        Olá, Moacir. Tudo bem?

        Nós trabalhamos com base na realidade do dia a dia das autoescolas e CFC’s.
        Por isso, não importa o tamanho do seu CFC, sempre conseguimos garantir soluções que cabem no seu bolso.
        Gostaríamos de ouvir o que você tem a dizer e quais são suas necessidades atuais para podermos ajudar.
        Por favor, entre em contato conosco e nosso melhor consultor vai esclarecer todas as duas dúvidas.
        Abraços!

    2. RODRIGO

      ola, gostaria de saber se o sistema de gestão pode ser interligado com o sistema do detran-ma?

      1. GestorCFC

        Olá, Rodrigo.
        Obrigado pela visita!
        No momento ainda não temos esta integração.
        Se o Detran do seu estado já tiver disponibilizado esta função, nós nos colocamos à disposição para fazer a integração. 🙂

    3. Detran

      Olá prezados,

      Por favor, nos tirem uma dúvida, o sistema tem integração com o Detran de Minas Gerais?

      1. GestorCFC

        Olá!
        Obrigado pela visita e comentário aqui no Blog.
        Temos interesse em oferecer todas as integrações que facilitem a rotina de nossos clientes e agreguem valor aos seus serviços.
        Assim que o Detran-MG permitir essa integração, o sistema GestorCFC passará a oferecê-la aos clientes da região.
        Abraços da Equipe GestorCFC! 🙂

    Comentários encerrados.