Escolher um ponto para autoescola é muito importante, pois trata-se de um serviço que as pessoas utilizam a partir do fornecedor mais próximo, geralmente no mesmo bairro onde moram, estudam ou trabalham.

Dificilmente alguém cruza a cidade para fazer aulas de direção. Com esses fatores em mente, é hora de procurar imóveis e locações para instalar sua autoescola.

Conheça algumas dicas úteis para avaliar o local antes de bater o martelo.

Avalie a concorrência no local

O primeiro fator a ser analisado é a concorrência. Se você está planejando montar uma autoescola em um bairro que já possui outras três, talvez seja hora de reavaliar seu plano de negócios.

Há um mercado tecnicamente limitado para o ramo: ele depende do número de pessoas com idade acima de 18 anos de uma região, bem como do número de veículos que ali circulam.

Nas grandes cidades, os bairros que funcionam como “centros regionais” geralmente têm mais autoescolas, por funcionarem como locais de concentração de serviços para diversos bairros das redondezas.

Ainda assim, faça um levantamento minucioso da concorrência e, mesmo que venha a decidir por esse bairro para montar seu CFC, faça-o em um local ligeiramente distante de outras autoescolas.

Para ajudar você a descobrir mais sobre os concorrentes, publicamos aqui no blog as 7 dicas para identificar os pontos fortes dos CFCs concorrentes. Não deixe de conferir!

Confirme se há demanda no local

O fator demanda é o que aponta para o sucesso ou fracasso em qualquer segmento econômico. O público disponível em uma região é algo que você deve avaliar com cuidado na hora de instalar sua autoescola. Além da população do bairro em si, outros fatores podem ser ótimos objetos de análise:

– A proximidade e a quantidade de escolas e universidades pode indicar um grande público em idade próxima de 18 anos. Avalie com cuidado o número de escolas e, se possível, de alunos em cada um dos locais que você estiver pesquisando como futuro ponto para autoescola;

– Analise o comportamento da população do local, se eles consomem produtos e serviços no próprio bairro ou se costumam se deslocar para isso;

– O poder aquisitivo médio do bairro lhe dirá não apenas se esse é um bom ponto para autoescola, mas também o quanto você poderá cobrar e ganhar com esse público.

Estudos em relação ao público-alvo devem ser detalhados e trazer bons números e estatísticas. Eles servirão não apenas para lhe ajudar na decisão de onde montar seu negócio, mas também do quanto poderá ganhar ao longo do tempo nessa região.

Analise o custo do ponto para autoescola

Muitas vezes você acaba achando um excelente lugar para sua nova autoescola. Contudo, o preço do aluguel ou até mesmo o custo de vida na região é muito alto.

O melhor a se fazer, em casos como este, é colher os dados de seu plano de negócios e analisar: até que ponto você pode esperar lucros com despesas desse nível?

Vivemos em um mercado imobiliário aquecido e, mesmo com alguma retração na venda de imóveis novos, isso deve elevar ainda mais os valores de aluguel, ao menos por algum tempo.

A vantagem é que, como custo fixo, você pode avaliar o peso do aluguel nas suas projeções de faturamento e lucros.

Um aluguel alto não é, necessariamente, o principal motivo para que você deixe de escolher determinada locação. Entretanto, se ele compromete suas possibilidades de lucrar no médio prazo, o melhor é continuar procurando.

Se você tem alguma dúvida de como fazer esta análise de custos com praticidade e segurança, pode contar com a ajuda do software de gestão para autoescolas. Saiba mais sobre o Gestor CFC aqui.

E você, possui alguma tática ou utilizou alguma estratégia diferente para definir o lugar onde irá instalar sua autoescola? Comente e compartilhe com a gente as suas experiências!

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