Escolas, cursos técnicos, cursinhos e, principalmente, universidades são instituições que possuem uma grande quantidade de alunos com idade muito próxima de tirar a carteira de motorista – um verdadeiro tesouro para buscar clientes para seu CFC.

Mas, como atuar junto a escolas e faculdades de forma eficiente, dentro dos limites e de forma leve, garantindo que boa parte dessa clientela irá procurar primeiramente por você? Há alguns passos que você deve seguir e algumas boas dicas para ajudar seus vendedores com esse público e trazer mais clientes para seu CFC.

Pesquisa de mercado

Antes de tudo, faça uma boa pesquisa a respeito das escolas, cursinhos e universidades que estão nas cercanias de sua autoescola.

No caso das escolas e cursinhos, a grande maioria dos alunos na verdade reside próximo a elas, um fator que facilita seu ingresso em aulas de direção nos horários em que não têm aulas.

Nas universidades, essa lógica não é obrigatória, mas é possível captar uma boa clientela nos horários que se seguem às aulas, próximos da hora de almoço, para quem estuda de manhã, ou no meio da tarde, para os alunos da noite.

Faça uma relação com todas as escolas e instituições de ensino em um raio de pelo menos dois quilômetros de sua empresa.

A ideia é criar foco – atuar em instituições muito distantes demanda pessoal e esforço que não necessariamente reverterá em um bom número de clientes para seu CFC.

Com todas as escolas e universidades relacionadas, é hora de definir suas estratégias para os próximos passos.

Aproximação com potenciais clientes

A abordagem de sua equipe de vendas e de sua autoescola tem de ser diferente em escolas e universidades. No caso das primeiras, você deverá “semear” sua marca entre os alunos na faixa de 15 a 17 anos, os quais deverão em breve iniciar aulas de direção no seu CFC.

Entre em contato com a direção dessas escolas, organizando palestras, minicursos e treinamentos para os alunos de forma gratuita. O conteúdo pode variar desde a segurança no trânsito até rápidas passagens teóricas por áreas como direção defensiva e código de trânsito.

É importante criar um conteúdo interessante, com slides, vídeos e visual rico, sempre evidenciando sua marca e criando um vínculo com esses alunos e, sempre que possível, também com seus pais.

Em universidades, você irá se deparar com um público mais imediato – no caso dos calouros, são alunos em potencial para sua autoescola, geralmente com a idade certa para se matricular.

Entre os mais velhos, acima dos 19 anos, há aqueles que ainda não tiraram a CNH, mas também alguns que podem necessitar de outros serviços como despachantes, treinamento de direção para habilitados, etc.

Palestras e cursos ainda são uma boa estratégia, mas tente ser mais incisivo durante as mesmas, concedendo descontos na matrícula para os presentes ou firmando convênios com diretórios estudantis, atléticas de faculdades ou mesmo com as próprias universidades.

Carteiras diferentes para cada vendedor

Carteiras diferentes para cada vendedor

Com as escolas e universidades separadas e uma boa estratégia de aproximação, é hora de repartir esse bolo de possíveis clientes entre os vendedores que trazem clientes para seu CFC.

Dê um número limitado de escolas e faculdades para cada um deles gerenciar, estabelecendo metas e deixando que eles desenvolvam seu próprio relacionamento com as instituições.

Vendedoras podem causar melhor impressão nos pais, portanto prefira deixá-las incumbidas das escolas, passando universidades para os vendedores do sexo masculino.

De tempos em tempos, meça seus resultados e tente entender as razões pelas quais determinadas instituições geram maior ou menor retorno.

Finalmente, redobre esforços nos meses que antecedem as férias escolares – afinal, você não quer perder todos os jovens que ficarão de folga por um mês ou dois, certo?

Lembre-se de manter o controle sobre as novas vendas, cadastros de novos clientes e até lembretes que mantenham o seu público-alvo sempre por perto.

Controle o dia a dia com eficiência e programe novos avanços com a ajuda do seu software de gestão para autoescola.

E a sua autoescola, possui casos interessantes de relacionamento com instituições de ensino? Sua experiência foi bem sucedida? Conte-nos como tem sido sua experiência no assunto!

 

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