Para administrar a frota do seu CFC, é preciso um bom controle financeiro, afinal estamos falando de uma grande quantia de recursos investidos nos veículos – um patrimônio sujeito a depreciações que pode perder valor rapidamente.

Por isso, é importante fazer o controle mensal da frota. Veja o que considerar para prevenir perdas e manter os veículos da sua autoescola sempre em dia.

Quais veículos do seu CFC estão dando mais lucro? Quais deles vivem visitando a oficina ou estão gastando mais combustível do que o normal? Você tem estas respostas na ponta da língua? Se estiver fazendo o controle mensal da frota, sim.

Planejar os custos com manutenções preventivas e corretivas, fechar parcerias com fornecedores de peças e serviços, além de verificar os relatórios de desempenho dos veículos são estratégias inteligentes para manter a frota do CFC rodando sem gastos desnecessários.

Este controle faz parte de uma gestão eficiente e enxuta, que seguramente vai elevar o seu negócio a um outro patamar, com o uso consciente de recursos e economia de dinheiro. Assim, separamos algumas dicas para você fazer o controle mensal de despesas da sua frota com eficiência a fim de tomar decisões inteligentes na gestão. Confira:

Calendário de manutenção dos veículos sempre à mão

Você sabe qual é o pré-requisito para que um veículo precise de manutenção? Isso mesmo: é só ele estar rodando. Não há como fugir do desgaste causado pelo tempo e pelo uso.

Existem diferentes tipos de manutenção e até já falamos sobre alguns pontos importantes neste post: Manutenção de veículos em autoescolas: como fazer?

Apesar da manutenção preventiva ser a mais eficiente, pois avalia o veículo de maneira geral para prevenir falhas e problemas maiores, a manutenção corretiva ainda é a mais comum. Ou seja, procura-se um profissional que resolva um problema que já aconteceu. E, dependendo da demora com que se busca essa solução, mais cara ela pode ficar.

Por isso, é importante ter o calendário de manutenções da frota sempre atualizado e à mão para fazer o controle mensal das despesas da frota. Assim, você diminui muito as chances de cair em ciladas por pura falta de planejamento, sendo pego desprevenido com despesas que não estava esperando.

Parcerias estratégicas com fornecedores

Você tem parceria com quem fornece combustível aos seus veículos? E com aqueles que fornecem serviços como oficinas mecânicas e loja de peças?

Se você não tem uma boa parceria, é hora de pensar nisso. A Crise está aí, e todo mundo está buscando parcerias, cada vez melhores.

Esta é a melhor opção para diminuir os gastos, otimizar os custos com manutenções e ainda manter o controle da frota organizada.

Estabeleça parceria com um posto de combustíveis que negocie o valor médio dos abastecimentos para o seu CFC, por exemplo. Assim, torna-se mais fácil fazer o controle mensal das despesas da sua frota.

Lembre-se de que estes acordos, entretanto, não são vitalícios e não estão a salvo de mudanças no decorrer do tempo.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado periodicamente e, se for o caso, apresente os preços mais competitivos que encontrar nos concorrentes aos seus parceiros atuais. A máxima nesse momento econômico é: negocie.

Veja também: Como saber a hora certa de renovar a frota da sua autoescola?

Decisões sobre renovação da frota e aumento da capacidade de atendimento

calendario-manutenções

Estes dois aspectos são bastante observados pelos proprietários e diretores de Autoescolas, pois significam uma preocupação em manter os veículos sempre novos e em quantidade suficiente para atender a demanda, já que é fundamental atender bem ao cliente.

Porém, para que as compras e trocas sejam feitas de maneira acertada, é preciso contar com informações baseadas em fatos concretos, como:

  1. Tempo de uso dos veículos;
  2. Condições em que se encontram;
  3. Despesas recorrentes com manutenções.
  4. Outros fatores.

Aqui, verificamos mais um sinal da importância do controle mensal das despesas da sua frota estar em dia para tomar decisões corretas e fazer investimentos inteligentes.

Se você já conta com o software de gestão para autoescola, estes e outros controles estarão à sua disposição sempre que você precisar.

Veja também: Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) da frota do CFC

Economize custos da frota com controle financeiro mais detalhado

Sim, se você tem um controle financeiro mais detalhado, é sinal de que está economizando (e muito) no controle da frota do seu CFC.

Fazendo um controle mais detalhado você sabe exatamente onde estão os gastos com peças, combustíveis, aquisição de novos veículos, e por aí segue.

O controle financeiro é sua maior arma para evitar desperdícios e ter uma boa organização sobre a entrada e saída no caixa do seu CFC.

Vamos lá, o primeiro passo agora, é estabelecer um cronograma de pagamentos e novas aquisições é o primeiro passo. Agora é com você!

site cfc

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples de usar, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca