O fluxo de caixa corresponde ao registro de entradas e saídas, ou seja, dos recebimentos e pagamentos de despesas que o CFC registra diariamente. Se você manter o fluxo de caixa do CFC bem organizado, fica mais fácil definir quais serão os próximos passos para manter a gestão financeira da sua autoescola em dia e planejar as estratégias de crescimento da empresa.

Neste registro tão importante é preciso lançar os valores e as categorias de cada transação financeira. Com o fluxo de caixa do CFC bem organizado, é possível saber quais serão os recursos disponíveis no curto e médio prazo, permitindo que o gestor avalie se será preciso negociar prazos maiores com fornecedores, realizar a cobrança de clientes ou até mesmo buscar empréstimos para cobrir despesas fixas.

Se você imagina que esta tarefa é complicada, confira os 5 passos para melhorar o fluxo de caixa do seu CFC que selecionamos para simplificar o seu trabalho a partir de hoje:

Passo 1 – Comece pelo saldo financeiro da empresa

Quando você decide fazer a gestão financeira da autoescola se tornar mais rigorosa e sólida, a primeira coisa a fazer é conferir o quanto a empresa tem em caixa e nas contas bancárias da pessoa jurídica. Assim, você ganha uma visão abrangente a respeito dos recursos que o CFC tem a disposição no momento. Anote estes dados na sua planilha ou lance os saldos iniciais no seu software de gestão financeira para começar a organizar o fluxo de caixa do CFC.

Lembre-se de que as contas bancárias, despesas e os cartões de crédito pessoais não devem ser misturadas com as contas da empresa. Confira detalhes sobre este assunto aqui neste artigo: Contas pessoais e despesas da autoescola – uma separação necessária.

Passo 2 – Separe receitas e despesas por categoria

Antes de continuar fazendo os lançamentos do seu fluxo de caixa é importante categorizar as transações financeiras, ou seja, classifica-las por tipo. Por exemplo: aluguel, telefone, salários, impostos, material de escritório e assim por diante.

Crie as categorias de acordo com o que torna mais fácil o entendimento dos lançamentos ou converse com o seu contador para analisar quais são as melhores maneiras de dividir essas transações por tipo. Não é preciso seguir regras muito rígidas quanto a isso.

Esta categorização será muito útil no futuro, quando você quiser analisar de onde vieram os recursos mais relevantes e quais os custos que poderiam ser minimizados ou até mesmo cortados.

 

Passo 3 – Comece a registrar as transações do fluxo de caixa do CFC

Neste passo é que o fluxo de caixa do CFC começa a tomar forma. Passe a registrar tudo o que a autoescola tem a receber em um determinado período, como por exemplo, nos próximos 6 meses.

Anote na sua planilha ou simplesmente lance no seu software de gestão para autoescola as vendas à vista e a prazo, as contas a pagar e receber ou qualquer outra entrada de dinheiro prevista, sempre na data em que a transação foi ou será concretizada.

Passo 4 – Registre as saídas de caixa do CFC

Comece a registrar tudo o que a empresa tem a pagar hoje e nos próximos dias. Lembre-se de se programar para as despesas que terão um valor fixo pré determinado, como o aluguel, por exemplo, ou as parcelas de um financiamento de veículos. Já as contas que tem valor estimado, como a energia elétrica, também devem ser lançadas. Quando se tratar deste tipo de lançamento, lance uma estimativa do valor com base nas ultimas contas.

Passo 5 – Mantenha os lançamentos atualizados

Durante as tarefas do dia a dia no seu CFC acontecerão sempre novas compras, vendas e pagamentos diversos. Por isso, continue lançando as transações com regularidade e ajustando o saldo, que nada mais é do que a diferença entre entradas e saídas. O saldo final do fluxo de caixa do CFC deverá ser a soma do saldo inicial com o saldo operacional devidamente atualizado.

Manter o fluxo de caixa organizado, sempre respeitando os prazos de pagamento das contas da autoescola certamente vai ajudar a gestão financeira do CFC, permitindo a tomada de decisões com base em fatos concretos e um melhor planejamento das estratégias do seu negócio.

Para facilitar o seu dia a dia, aposte nas vantagens do software Gestor CFC, um sistema feito sob medida para você ter em mãos todas as informações importantes para o sucesso do seu negócio em apenas um clique.

E você, como tem feito para organizar o fluxo de caixa do seu CFC? Comente, conte-nos quais são suas dúvidas e as experiências que tem tido na gestão financeira da sua autoescola.

site cfc

Novidade em Marketing para Autoescola/CFC

Conheça a nova versão do SiteCFC. A solução mais simples de usar, completa e acessível para sua autoescola ter um site que GERA VENDAS!

Seja encontrado no Google

Atenda pelo Whatsapp

Publique o que é importante

Acesso à Área do Aluno

Divulgue e venda como nunca